sexta-feira, 26 de abril de 2019

ISSO Q NEM SE FALOU DOS IMPACTOS VIA PLANTAS...

"Podemos estar sendo lentamente envenenados". O alerta é do professor do POSGea/Ufrgs, Dr. Luis Alberto Basso, especialista em bacias hidrográficas e qualidade de águas superficiais. A declaração foi realizada na tarde desta quinta-feira, 25, durante seminário de docência, que marcou a exposição de trajetórias de pesquisa da equipe de professores daquele programa. 

"Um em cada quatro municípios brasileiros tem a água contaminada por agrotóxicos, 16 deles extremamente tóxicos e 11 associados a doenças crônicas; a água que é potável aqui, não o seria em Madrid, Paris ou Londres", observa ele, lembrando dados divulgados nessa semana, a partir de informações do Ministério da Sáude (*Leia mais neste link: https://apublica.org/…/coquetel-com-27-agrotoxicos-foi-ach…/). 

Basso atua em projeto que avalia a qualidade da água de bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Porto Alegre, entre outras pesquisas nessa área. Também integrou o evento o professor Dr. Jefferson Cardia Simões, que coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e é pioneiro da ciência glaciológica no Brasil, entre outros destacados pesquisadores. (F: Posgea/Ufrgs).






A música de luta de Fala Kuti


"Criador do afrobeat, referência maior da música africana, progenitor de Seun e Femi Kuti, Fela Anikulapo Kuti completaria esta segunda-feira 80 anos se estivesse vivo. Recordamos o gerador de uma obra imensa que continua a inspirar gerações de músicos, mas também um homem controverso que soube desafiar o poder indomitamente. Na sua música ferve o majestoso espírito de África e um universal apelo à elevação da condição do homem" (Texto completo aqui)