sábado, 10 de setembro de 2011

Angola, urgente: liberdade para os prisioneiros políticos!!!

Uma manifestação pacífica em Luanda, realizada no último dia 3 de setembro contra o presidente José Eduardo dos Santos (há 32 anos no poder), terminou em forte repressão polícial. Houve pancadaria, prisões, torturas e até desaparecimento de alguns dos líderes, a maioria jovens universitários. Conforme Filomeno Vieira Lopes, secretário-geral do partido oposicionista angolano Bloco Democrático, cerca de 50 lideranças foram presas arbitrariamente.

O MOVIMENTO PARA A PAZ E A JUSTIÇA EM ANGOLA divulgou nota com a lista de algumas dessas lideranças que se encontram detidas. Leia abaixo:

Jovens detidos ontem encaminhados para uma cadeia de alta segurança

Le 10/09/2011 à 00:21

os presos luanda 5874520A Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) tomou conhecimento da detenção, ontem, 8 de setembro, 5 ª feira, pela policia Nacional (PN) de 23 jovens estudantes e dois jornalistas, que pretendiam assistir ao julgamento e, saber do paradeiro dos outros manifestantes que se encontravam em parte incerta, que tinham sido detidos no dia 3 de Setembro.

A AJPD sabe que os jovens estudantes foram conduzidos para KAKILA, uma cadeia de alta segurança que se situa entre a localidade de Bom Jesus e Calumbo , as 1h00 da madrugada de hoje.
Mais uma vez, a policia volta a violar a lei que confere ao cidadão o direito de “ ser informado sobre o local para onde será conduzido; informar a familia e ao advogado sobre a sua prisão ou detenção e sobre o local para onde será conduzida; consultar um advogado antes de prestar declarações; ser conduzido perante o magistrado competente para confirmação ou não, da prisão e de ser julgado nos prazos legais ou libertado Artigo 63, al b,c,e, e h) da CRA.

Obs: Alguns jovens estão em greve de fome
Éis alguns nomes:

ALCIDES KAPUMI,
DOMINGOS STOVE NEVES CARDOSO
MFUKA MUZEMBA
AGOSTINHO KAMUANGO
PEDRO ULIKA
ISAIAS CELESTINO
ABRAIÃO MOHINDO,
AFONSO VEMBA,
MIGUEL CONSTANTINO
JOÃODINIS
Fonte: Associação Justiça, Paz e Democracia, publicado no site do MPDA. Outras informações, no blog do pessoa.

Nenhum comentário: