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Crianças da periferia em contato os clássicos, um bom começo
Foto: Ireno Jardim (PMC/SECOM) |
Interessante experiência tive hoje, durante
uma tarde de sinfonias, descobertas e encantos pelos estudantes de uma escola pública com a música erudita. Sempre tenho impressões boas e ruins quando vou a uma escola. Contrasta o clima de tranquilidae e paz, que me remete a infância, a uma certa decepção com relação a algumas práticas inadequadas, que ainda vislumbro na relação entre professores e alunos. Mas a experiência de acompanhar o projeto Concertos Didáticos, que tem levado os clássicos de várias épocas ao alcance de quem mal tinha visto um violino na vida, supera qualquer impressão de menos significação nessa empreitada. De qualquer modo, cabe registrar que a escola ainda é ambiente de controle, onde o silêncio e o imobilismo são cultivados. E a música teria um espaço mais fluente nessas estruturas se fosse estimulada nos pequenos por identificação e prazer. A curiosidade é o que não falta, constatei. Notamos, também, pelo contato com uma das professoras, que a música é vista como um eficiente meio para cultivar valores positivos, especialmente a solidariedade e a superação da violência. É preciso, deste modo, que surjam projetos locais e parcerias com organizações que apostem a viabilização desse aprendizado nas escolas públicas. Em Canoas, o governo municipal bancou essa empreitada, contratando uma orquestra para essa finalidade. Que o exemplo se multiplique nas redes públicas de todo o País.
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