segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O rio ainda pulsa...

SMMA idetifica mortes de peixes no Rio Gravataí

Ireno Jardim


mais fotos
Uma denúncia de mortes de peixes na foz do Rio Gravataí, altura do bairro Rio Branco, mobilizou  na tarde de hoje a equipe da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que comunicou o caso à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEPAM).

A área é localizada pelo final da rua Hermes da Fonseca, entre um moinho de farinha e um depósito de areia. Às margens dessas duas empreas pequenos amontoados de peixes mortos se encontravam acumulados em meio ao lixo. Logo que a situação foi identificada, a partir de informação de um trabalhador de uma das empresas que operam às margens do rio, a SMMA solicitou apoio do Serviço de Emergência Ambiental da FEPAM, que esteve no local no início da tarde.

Causas desconhecidas

De acordo como engenheiro químico desse órgão, André Milanez, ainda não é possível identificar a causa das mortes. “O Rio Guaíba está fazendo o represamento da água do Gravataí. Em função das recentes chuvas, houve uma intensa concentração de matéria orgânica, que podem ter provocado essa situação”, avalia. Ele também informa que a partir de amanhã, a Fepam vai realizar um exame da água para extrair informações mais detalhadas sobre o caso.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Reproduzido do site da Prefeitura de Canoas

Nenhum comentário: