quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nesta Quarta: Tariq Ali participa do Debates Capitais na Câmara de Vereadores

A partir de uma parceira da Câmara Riograndense do Livro com a Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, a Casa Legislativa recebe o escritor, jornalista e militante Tariq Ali, no dia 16 de novembro (quarta-feira), às 18h30min, para o último encontro do projeto Debates Capitais, que se realizará no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255).

O encontro, "de 1968 aos Indignados de 2011”, abordará a sua experiência em inúmeras lutas de diversos países. Tariq Ali estará na Capital lançando o seu novo livro sobre o imperialismo estadunidense no Paquistão, “Duelo: o Paquistão na Rota de Voo do Poder Americano”, publicado pela Editora Expressão Popular.

Conforme a presidente da Frente Parlamentar, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), mesmo sendo este o objeto de seu novo livro, a palestra será mais abrangente. "Tariq irá falar sobre a nova situação mundial, a partir do aprofundamento da crise econômica internacional, as revoluções no Norte da África e a emergência do novo movimento dos indignados que tem crescido, sobretudo, nos EUA e Europa, ou seja, países mais atingidos pela crise".

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), destacou que o escritor também abordará a sua experiência em grandes mobilizações em 1968 e, no mínimo, em mais cinco países, como ele relata no livro “O Poder das Barricadas”.

Sofia enfatiza que o projeto desenvolvido este anos, Debates Capitais, foram momentos de aprofundamento teórico e de mobilização. "A primeira edição teve a presença do sociólogo Boaventura de Souza Santos, que falou sobre “Conhecimento prudente para uma vida decente”. O segundo encontro contou com a participação da consultora da ONU, urbanista Raquel Rolnik, que abordou o tema "A Copa do Mundo e o desrespeito aos direitos de cidadania".

Sobre Tariq Ali

Tariq Ali (Lahore, 21 de outubro de 1943) é um ativista paquistanês, escreve periodicamente para o jornal britânico The Guardian e para a revista New Left Review. Ali nasceu e criou-se em Lahore (então, parte da Índia colonial), atual Paquistão, no seio de uma família comunista. Enquanto estudava na Universidade do Punjab. Devido aos seus contatos com movimentos estudantis radicais e temendo por sua segurança, seus pais o enviaram à Inglaterra. Estudou ciências políticas e filosofia em Oxford. Foi o primeiro paquistanês a ser eleito presidente do diretório central dos estudantes da universidade inglesa. Sua notoriedade teve início durante a Guerra do Vietnã, quando manteve debates com personagens centrais, tais como Henry Kissinger. Tornou-se um crítico ferrenho das políticas externas dos Estados Unidos e Israel. Além disso, Ali esteve presente em inúmeras lutas de diversos países, desde maio de 1968 até as lutas recentes.
                                                                               
                                                                        Blog da Sofia Cavedon -PT

Nenhum comentário: