quinta-feira, 19 de julho de 2012

Trabalho, conflitos, lucratividade, exploração e soluções - na Etiópia, no Paraguai e aqui


Leitura sóbria  sobre o golpe parlamentar paraguaio por um analista que entende do calor da hora.

***************************************************

"A Etiópia é um País curioso, porque ele é exceção em tudo, ou quase tudo".



*************************************
Além dos problemas físicos, o excesso de trabalho decorrente da super-exploração podem causar danos psicológicos marcantes. No documentário abaixo, não sei o que choca mais - se é essas pessoas, com roupas e movimentos de zumbis, atuando em um massacre diário de milhares de aves - ou a própria condição de carniceiros a que são submetidas. E as "pausas", pelo que noto, parecem atender mais a uma necessidade de ajuste na produção (a partir de imposição judicial) do que exatamente uma iniciativa consciente e deliberada da empresa em respeito aos seus funcionários. 



****************************************************
Outras vezes, o desrespeito aos trabalhadores debilitados para o trabalho nesse País chega às raias do absurdo. Recentemente, durante atividade política em um bairro da periferia, uma idosa se queixava que teve derrame e, mesmo apresentando atestado à empresa onde trabalha como cozinheira, teve os dias descontados. Confirmo mais uma vez agora, pela matéria abaixo, que essa prática de desrespeito aos direitos humanos independe do porte ou natureza da empresa.

Sindicalistas denunciam HSBC ao Ministério Público por espionar bancários em licença médica
publicado em 18 de julho de 2012 às 20:20 - por Fernando César Oliveira, repórter da Agência Brasil - reproduzido do VioMundo
Curitiba – O Ministério Público do Trabalho (MPT) investiga há um ano o banco HSBC por acusação de espionagem ilegal de bancários em licença médica. A informação foi revelada hoje (18) por dirigentes sindicais da categoria, durante entrevista coletiva realizada em Curitiba. O caso chegou ao conhecimento do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, em junho do ano passado, por meio de uma denúncia anônima. No mês seguinte, a entidade acionou o MPT, que abriu um procedimento de investigação.

O Livro "Teatro das Sombras: Relatório da violência no trabalho e apropriação da saúde dos trabalhadores bancários" já está disponível online e você pode fazer o download no link abaixo. Ele traz artigos excelentes na perspectiva da saúde do trabalhador sobre as relações entre o trabalho bancários e o adoecimento dos trabalhadores da categoria, tanto físico como mental. Além disso, nele é possível conferir os depoimentos dos trabalhadores sobre o seu sofrimento e sua situação de adoecimento. É uma ótima dica para os interessados na sociologia do trabalho. (Imagem e sinopse do Viniciuhelp). Disponível para download em Tudo tem limite.



Nenhum comentário: