segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cinema como Memoria Historica



O Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em comemoração ao 64º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, e EuroLatina.com convidam para a exibição comentada do filme:

EL CLAVEL NEGRO


Baseada na história real de Harald Edelstam, embaixador da Suécia no Chile, durante o golpe militar de 1973. Um homem que arriscou sua vida e posição para salvar perseguidos políticos latino americanos, entre eles muitos brasileiros.

LUGAR: CINE SANTANDER CULTURAL ~Rua 7 de setembro 1028~Centro Histórico Porto Alegre -RS

Dia: 11 de dezembro,
Horas: 15,17 e em seção comentada às 19 horas.
"Cravo negro" foi o codinome do diplomata sueco Harald Edelstam durante a resistência a ocupação nazista da Noruega. O filme narra a ação de Edelstam como Embaixador no Chile logo após o Golpe de Estado de 1973. No período, Edelstam resgatou mais de 1.300 prisioneiros políticos do "Estadio Nacional", um estádio de futebol convertido em campo de concentração pelos militares chilenos. Antes de ser expulso pela ditadura do general Pinochet, Edelstam foi inquirido, em uma coletiva de imprensa, sobre o porquê de haver arriscado sua vida, ao que ele respondeu: "É simples, porque eu não tolero a injustiça".

Direção e produção:Ulf Hultberg e Åsa Faringer
Assessor de Produção: Carlos Claret
Co-produção: Suécia-Dinamarca-México, Filmada no Chile, 2006
Palestrantes: (ás 19:00 horas)

Jair Krischke - ativista dos Direitos Humanos, com atuação no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai; fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos  em Porto Alegre.

Carlos Claret - engenheiro argentino, vítima da Operação Condor, sequestrado em Passo Fundo/RS (dia 12/09/1978, apenas dois meses antes do sequestro dos uruguaios Lilian e Universindo, em Porto Alegre). Claret foi libertado pela ação conjunta entre organismos de Direitos Humanos e as Nações Unidas, obtendo asilo político na Suécia, onde reside até hoje.

Jorge Fernandez - Doutor em História (UFRGS) e professor do Curso de História na UFMS.

BEMVINDOS!!!

Nenhum comentário: