sexta-feira, 28 de junho de 2013

Maré baixa, talvez não...

Ah, o passado... porque insistimos em mexer nele; temos faltas, mas às vezes pode vir surpresas nessas cutucadas que damos no tempo. Que sejam boas, é o que desejamos. Na realidade, a vida dá mesmo voltas. É algo estranho perceber que revivemos, até mesmo com detalhes, experiências de outrora. Mudamos a posição nela. Mas ali estamos vivinhos. Será essa a beleza de ter filhos. Que sabe eu saberei um dia... Enquanto, isso, pelas ruas, prossegue essa efervescência de desejos por um novo amanhã, entre outras coisas. 
Os partidos precisariam captar com a devida dimensão os anseios do que clamam os jovens pelas ruas para poderem de fato começar a recuperar o nível de representação que tiveram outrora junto a esse estado de espírito social. Mas isso envolve muita lucidez para o reconhecimento sobre falhas em caminhos tomados. E custos dos quais desconfio que exista indisposição predominante em se pagar.
Diferente da leitura que tem sido feita nos meios, descreio que os protestos pelo País tendem progressivamente a se reduzir a violência. Há uma força maior que eventuais intimidações por conta de confrontos indesejáveis. Penso que, diferentemente de outras mobilizações em outros momentos históricos, a que ocorre atualmente atingiu uma amplitude importante demais, de norte ao sul, que se oxigena geograficamente, por um agendamento físico e virtual. 

************************************************
Via Iconoclastia Incendiária.




Sintomático que seja em um programa TV argentino que vamos encontrar uma das análises críticas mais esclarecedoras das contradições de nossos meios de comunicação de massa. A imprensa brasileira, salvo raras exceções - em geral, estatais (Ver TV, Observatório da Imprensa..?) - não se auto-analisa. É o Primeiro Poder, e também o único que se pretende acima do bem e do mal. Nessa história toda, sobrou até para o Caco Barcelos, que não merecia isso, embora saiba ele o que simbolizava no contexto que estava.

***********************************************





Nenhum comentário: