Texto e Foto reproduzidos de Pragmatismo Político.
O Mercosul incomoda nossos conservadores. Sempre incomodou.
Na época de sua criação, não faltaram críticas e ironias sobre a união “de
rotos com esfarrapados”. Querem um Mercosul apenas comercial, que beneficie as
grandes empresas, não um Mercosul para todos
Marcelo Zero*, Grupo de Reflexão sobre Relações
Internacionais
Como de hábito, a recente reunião de cúpula do Mercosul foi
recebida com certa indiferença e até hostilidade por nossa mídia tradicional.
Não por falta de resultados relevantes e positivos.
No que tange à questão da Palestina, um conflito geopolítico
que leva instabilidade não apenas ao Oriente Médio, mas a todo o mundo, o
Mercosul apoiou as posições da nossa “diplomacia anã”, pedindo a imediata
suspensão do bloqueio que afeta a população de Gaza e uma “investigação de
todas as violações do direito internacional humanitário”.
Tomou-se também decisão de fazer ingressar o mais
rapidamente possível a Bolívia como membro pleno do Mercosul. Haverá, é claro,
resistências míopes a tal ingresso no Congresso brasileiro, como houve no caso
da Venezuela, no qual a oposição brasileira encarou a participação plena
daquele país no Mercosul como mera concessão política a Hugo Chávez. Pensamento
estratégico não é o forte de alguns parlamentares.
Mais importante ainda foi a “declaração especial”, que
manifesta “absoluto rechaço” aos chamados Fundos Abutres e expressa
“solidariedade e apoio à República Argentina na busca de uma solução que não
comprometa seu desenvolvimento e o bem estar de seu povo”. O Mercosul entende
que essa querela jurídica, a submeter um país soberano às decisões monocráticas
de um juiz de primeira instância do estado de Nova Iorque, ameaça todo o
sistema financeiro internacional e inviabiliza reestruturações de dívidas de
outros países. O Brasil demandará, no G-20, a adoção de uma regulação
específica sobre dívidas soberanas, que não podem ficar submetidas ao arbítrio
instável e mutável de juízes específicos. Certamente, não é uma atitude típica
de um “anão diplomático”.
Assim sendo, o tratamento gélido da nossa mídia à Cúpula do
Mercosul não pode ser explicado por supostos resultados inexpressivos. Não, não
é isso. Trata-se de algo mais profundo e preocupante.
O Mercosul incomoda nossos conservadores. Sempre incomodou.
Na época de sua criação, não faltaram críticas e ironias sobre a união “de
rotos com esfarrapados”. Não faltaram também advertências sobre a irrelevância
de um bloco que estava fadado a ser absorvido pela integração “verdadeiramente
relevante”, isto é, a integração à “globalização” e às economias de “real
importância e dinamismo”, como a dos EUA e a da União Europeia.
Desde esse ponto de vista conservador, a única coisa que faz
sentido no Mercosul é a sua área de livre comércio. Já a união aduaneira, base
do mercado comum e da construção de uma “cidadania do bloco”, seria um
obstáculo à integração plena dos Estados Partes ao mercado internacional.
Querem um Mercosul apenas comercial, que beneficie grandes empresas. Não um
Mercosul para todos.
Por isso, na década de 1990, o ministro da Economia
argentino Domingo Cavallo veio ao Brasil dizer que a tarifa externa comum
(TEC), fundamento da união aduaneira e do mercado comum, era uma “tontería”.
Posteriormente, em 2010, o então candidato José Serra (PSDB) manifestou todo o
seu desprezo pela “integração cucaracha” e pediu o fim da TEC, pois ela,
conforme sua esclarecida visão, impedia participação maior do Brasil nos
“fluxos internacionais de comércio”. Agora, o candidato Aécio Neves (PSDB)
renova essa tradição mercocética, pró-Alca, e pede, com notável simplicidade e
candura, o fim do Mercosul ou o fim de sua união aduaneira, o que vem a ser, na
verdade, a mesma coisa.
Bom, essa visão mercocética, tão cara a nossos políticos e ideólogos conservadores, se baseia em argumentos bastante “tontos”, para usar uma apropriada adjetivação “cavalliana”.
Em primeiro lugar, o Mercosul, em sua atual formatação
institucional e jurídica, tem um dinamismo extraordinário.
Em 2002, exportávamos somente 4,1 bilhões de dólares para o Mercosul. Em 2011, incluindo a Venezuela no bloco, as nossas exportações saltaram para 32,4 bilhões de dólares. Isso significa um fantástico crescimento de 690%, quase oito vezes mais. Saliente-se que, no mesmo período, o crescimento das exportações mundiais, conforme os dados da Organização Mundial do Comércio, foi de “apenas” 180%. Ou seja, o crescimento das exportações intrabloco foi, no período mencionado, muito superior ao crescimento das exportações mundiais.
Esse notável dinamismo fica mais evidente quando o
comparamos ao crescimento de nossas exportações para as economias supostamente
mais promissoras, na visão conservadora. No período mencionado, as exportações
brasileiras para os EUA aumentaram somente 68%; para a União Europeia, 240%; e,
para o Japão, 340%. Por conseguinte, nenhuma economia desenvolvida tradicional
chegou perto do dinamismo comercial exibido pelo Mercosul.
Ademais, esse dinamismo do Mercosul tem, para o Brasil, uma
vantagem qualitativa e estratégica. É que as exportações brasileiras para o
bloco são, em mais de 90%, de produtos industrializados, de alto valor
agregado. Em contraste, no que tange às nossas exportações para a União
Europeia, a China e os EUA, os percentuais de manufaturados são de 36%, 5% e
50%, respectivamente. Portanto, o Mercosul compensa, em parte, a nossa balança
comercial negativa da indústria. Esse fato torna de difícil entendimento a
oposição ao Mercosul por parte de políticos de estados industrializados, como
Minas e São Paulo.
Outra grande vantagem da nossa relação econômica com o bloco
diz respeito ao seu extraordinário superávit. Com efeito, entre 2003
(inclusive) e 2013, acumulamos com esse bloco “irrelevante” quase 72 bilhões de
dólares de superávit. Desnecessário dizer que isso foi de vital importância
para a superação da nossa histórica vulnerabilidade externa. Se o Brasil
atravessa, sem grandes sobressaltos, a pior crise econômica mundial desde 1929,
isso se deve, em parte considerável, ao Mercosul.
Quanto ao argumento de que o Mercosul, com sua união
aduaneira, impede uma maior participação do Brasil nos “fluxos internacionais
de comércio”, basta dar uma simples aferida na comparação do crescimento das
nossas exportações, vis a vis o aumento das exportações mundiais. Entre 2003 e
2013, as primeiras cresceram cerca de 300%, ao passo que as segundas limitaram
seu aumento a 180%.
E o Brasil viu crescer dessa forma seus fluxos comerciais
porque fez, com sua nova política externa, a aposta estratégica correta: deu
maior ênfase, em suas relações internacionais, à integração regional e à
cooperação Sul-Sul. Com efeito, neste século, as economias emergentes e as dos
países em desenvolvimento, em especial a da China, cresceram a um ritmo bem
superior ao das economias desenvolvidas tradicionais, e, com isso, geraram
maiores oportunidades para o Brasil. O nosso país aproveitou bem e de forma
pragmática essas mudanças na geoeconomia mundial.
Persistem, entretanto, as históricas críticas ao Mercosul.
Nos dias de hoje, há, porém, agravantes. O primeiro tange ao fato de que as
exportações mundiais pararam de crescer a partir do segundo trimestre de 2011,
o que vem afetando nosso desempenho exportador. O segundo relaciona-se ao fato
de que parte da nossa indústria, sua parte mais internacionalizada, quer
celebrar rapidamente acordos de livre comércio com a União Europeia e os EUA,
de forma a participar mais das “cadeias produtivas globais”, outra denominação
para a antiga “globalização”.
Ora, a celebração desses acordos sem as cautelas necessárias
e com a ruptura da união aduaneira seria um grave tiro no pé. Além da gritante
assimetria entre os países, tais tratados contêm também outra ameaça: cláusulas
relativas à propriedade intelectual, compras governamentais, regime de
investimentos e a abertura dos serviços, as quais poderiam comprometer a
capacidade do Brasil de implantar políticas de desenvolvimento.
O exemplo do México, país que celebrou mais de 30 acordos de
livre comércio, inclusive com os EUA e Canadá (Nafta) e a União Europeia, é
ilustrativo. Além do óbvio aumento da dependência mexicana em relação aos EUA,
o livre-cambismo quimérico conduziu também a um crescimento econômico bem mais
baixo que o do Brasil e a um aumento da pobreza. Nos primeiros 10 anos deste
século, o PIB per capita (PPP) do México cresceu apenas 12%, ao passo que o do
Brasil cresceu 28%. Hoje em dia, aquele país tem 51% da sua população abaixo da
linha da pobreza, enquanto que o Brasil conseguiu reduzir essa porcentagem para
15,9%.
Quem fez a melhor aposta?
De nada adianta querer “participar mais das cadeias
produtivas globais” se o fizermos, como faz o México, na condição essencial de
supridores de insumos básicos. De nada adianta “subir no trem da História” se o
vagão for de segunda classe.
Portanto, a solução para o Mercosul não é menos Mercosul,
como querem alguns mercocéticos, mas sim mais Mercosul, com união aduaneira,
livre circulação de trabalhadores, instituições supranacionais, o enfrentamento
das assimetrias internas e a instituição de uma cidadania comum.
Precisamos, sobretudo, de um Mercosul para todos.
*Marcelo Zero é sociólogo e especialista em Relações
Internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário