quinta-feira, 22 de agosto de 2019

"CAPOEIRA ANGOLA - A Liberdade do Corpo"




Via Capoeira Antifascista - perfil Face

Este filme "CAPOEIRA ANGOLA - A Liberdade do Corpo" de 1996 mostra o início das pesquisas entre a prática da Soma e a Capoeira Angola.

Aqui, Roberto Freire nos mostra como a Capoeira sempre foi e ainda é um instrumento de luta contra o autoritarismo da escravidão branca, e levanta uma série de convergência da prática com o ANARQUISMO.

Roberto Freire é um anarquista, psicanálista brasileiro, que buscou a partir da obra de Wilhelm Reich uma forma de terapia que fortalecesse as pessoas CONTRA a desumanização do capitalismo e o fascismo da ditadura militar.

Criando assim a Somaterapia, uma terapia anarquista que busca fortalecer mental, física e emocionalmente seus praticantes para lutar em todas esferas da Vida. Ao contrário das linhas Freudianas de psicanálise (que buscam ajustar o individuo na sociedade perversa) Roberto Freire propunha uma terapia que estimulasse a visão critica e o enfrentamento das questões sociais na sua vida cotidiana.

A Capoeira angola faz parte do processo terapêutico-pedagógico da Somaterapia como exercício bioenergético. Os movimentos de ataque e defesa agem sobre o corpo, produzindo uma distribuição da energia vital.
Formada a partir de um vasto mosaico de povos da diáspora africana, onde o negro se utilizou seu corpo como veículo de resistência, libertação e subversão diante de realidades duras, típicas da escravidão.

Agora, junto às análises e às práticas anarquistas, nos interessa pensar seu uso no presente, capaz de auxiliar nos processos de enfrentamento e disposição de luta para a construção de vidas livres.

Viva longa à Capoeira Angola!
Viva longa ao Anarquismo!

Nenhum comentário: