A abertura oficial da Marcha das Margaridas, entre saudações e discursos, debateu a necessidade de igualdade e as dificuldades de acesso a terra. O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira, 16, no Pavilhão de Exposições, no Parque da Cidade, em Brasília. Ministros, secretários de estado, e outras autoridades fizeram parte da mesa de abertura, além do presidente da Contag, Alberto Broch e da secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e do poeta e teólogo Leonardo Boff.
Margarida Alves é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.
Confira a história desse evento, na íntegra, e acompanhe os debates da Marcha das Margaridas 2011 no site da Contag. Reproduzido de: Agência Contag de Notícias - João Paulo Biage
Nenhum comentário:
Postar um comentário