domingo, 22 de janeiro de 2012

FST 2012: cultura e movimentos sociais abrem debates em Canoas

22/01/2012 09:36
 
Arquivo - Secom

mais fotos
"Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental". Esse é norte que orienta os diversos eventos do Fórum Social Temático 2012, que abriu suas primeiras atividades, por redes globais de áreas como cultura, comunicação, ambientalismo e movimentos sociais, em pontos descentralizados de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Mais uma vez, como há dois anos, a Região Metropolitana de Porto Alegre torna-se o palco de articulações e construção de propostas de gestão e de convivência social por um mundo mais justo e solidário (FOTO).
Entre as diversas programações, desde sábado, 21, Canoas sedia o 1º Encontro dos Pontos de Cultura das Regiões: Metropolitana e Norte do RS, etapa preparatória ao 1º Encontro Mundial das Redes de Pontos de Cultura a ser realizado na próxima quarta-feira, 25, no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG), também na cidade - Estação Fátima. Neste domingo, 22, a cidade também sedia no Unilasalle as oficinas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), com a participação do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, entre outras 40 lideranças latino-americanas.

Cultura e Pluralidade

A partir desta semana, o FST 2012 concentra nessas quatro cidades da região metropolitana seminários, feiras solidárias, oficinas, além de diversas manifestações culturais com participantes de vários países da Europa e América Latina. Entre essas atividades, é também realizado em Canoas nos dias 25 e 26 o Seminário Internacional de Cidades de Periferia - Rede FALP, que envolve nesse debate representantes da França, Suiça, Portugal, Espanha e diversas cidades brasileiras e de outros países da América Latina.
Ainda em Canoas, no PEEG, os participantes vão poder visitar a Feira de Economia Solidária e, à noite, assistir os shows musicas, com destaque para os músicos Nando Reis (25) e Gilberto Gil (26). No mesmo local, são realizadas durante toda semana as oficinas autogestionárias, propostas e realizadas pelos movimentos sociais locais.

A UPMS

A Universidade Popular dos Movimentos Sociais - Rede Global de Saberes é um espaço de formação intercultural que promove um processo de interconhecimento e auto-educação com o duplo objetivo de aumentar o conhecimento recíproco entre os movimentos e organizações e tornar possíveis coligações entre eles e ações coletivas conjuntas. A UPMS funciona através de uma rede de interações orientada para promover o conhecimento e a valorização crítica da enorme diversidade dos saberes e práticas protagonizados pelos diferentes movimentos e organizações. Sua essência está no seu caráter intertemático, forjado através da promoção de reflexões e articulações entre diferentes movimentos como os feministas, operários, indígenas, estudantis, ecológicos e etc.
Outras informações, no site http://www.universidadepopular.org/

O Fórum Social Temático (FST) se insere no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. A pluralidade de idéias e a diversidade cultural estão contempladas nas atividades no FST 2012, por meio de uma intensa programação. Informações e inscrições em atividades do FST podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.fstematico2012.org.br/. Já informações sobre as atividades de Canoas, podem ser conferidas no site ou do FST 2012 de canoas http://www.fst2012canoas.hd1.com.br/ ou da Prefeitura de Canoas - www.canoas.rs.gov.br.


Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário: