segunda-feira, 23 de julho de 2012

A África que fez a cabeça de Gandhi, a obra de Kurz e mais uma razão para estarmos vivos

As três Cultura de uma África que influenciou a formação da Gandhi. Mais uma edição de Nova África, direção de Luiz Carlos Azenha e Henry Daniel Ajl, com reportagem de Aline Midlej.


.  


********************************************
O Colapso da Modernização foi um dos primeiros textos que li quando ainda insistia no curso de Economia.
"Todas as interpretações que pretendiam compreender o declínio da União Soviética e o fim do socialismo como vitória do capitalismo ocidental tornaram-se obsoletas. Coloca-se para o século 21 a tarefa de formular de maneira radical uma nova crítica social, isto é, transformar a crítica ao "trabalho abstrato", à forma valor, à produção de mercadorias, à regulação política e à limitação nacional em uma crítica consciente e em uma superação das relações formais da sociedade moderna". Entrevista com o autor em: Controversa.  

Robert Kurz, filósofo alemão, crítico radical e contundente do “moderno sistema produtor de mercadorias”, morreu, aos 68 anos, no dia 18 de julho, quinta-feira. Robert Kurz tornou-se conhecido no Brasil por ocasião da tradução do livro “O colapso da modernização”, em 1991. Robert Schwarz publicou no jornal Folha de S. Paulo um artigo anunciando o livro e prefaciou a tradução brasileira.
Ele estudou Filosofia, História e Pedagogia. É cofundador e redator da revista teórica EXIT! — Kritik und Krise der Warengesellschaft (EXIT! — Crítica e Crise da Sociedade da Mercadoria).
Texto no Instituto Humanitas.
Confira.

******************************************************************

Imagem: arkeneowyn

Nenhum comentário: