terça-feira, 24 de julho de 2012

Uma biblioteca gratuita permanente, a reciclagem de materiais e a revitalização da Memória

Livros gratuitos no formato PDF



Reproduzido do Prá Escambá



Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de alta qualidade;· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA· e muito mais…O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:www.dominiopublico.gov.brSó de literatura portuguesa são 732 obras!Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.


*******************************************************************
Projeto reaproveita óleo de cozinha em Porto Alegre, mas iniciativa é pouco conhecida. A capital gaúcha conta hoje com 138 postos de coleta de óleo de cozinha.  “Esse projeto, que visa a educação ambiental, quer que as pessoas tenham mais atenção quando estão utilizando o óleo. A população precisa ter consciência de que quando a substância é depositada diretamente na pia, ela entope a rede de esgoto residencial”, explica Jairo Armando dos Santos, diretor de Projetos Sociais do DMLU. Por ser menos denso que a água, o óleo acaba formando uma película, o que provoca retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem em redes de esgoto quando colocados em pias e vasos sanitários. Matéria completa em Porto Imagem.

**********************************

Durante a exibição de seu filme “Nostalgia da Luz” que fechou o evento “Memória e Transformação”, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e Cinemateca Brasileira, Guzmán falou sobre a importância e necessidade da memória, como instrumento politico de identidade do país e de seus indivíduos. Sua obra, segundo ele, é permeada pela tensão entre memória e esquecimento.


 

Nenhum comentário: