segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A questão afro e uma abordagem sobre ideologia

Convite da AECPARS
 
No mês de setembro, o Sopapo Poético aborda em Prosa e Verso A Presença Negra no RS  

O SOPAPO POÉTICO teve sua primeira edição em 27.03.2012, com a proposta de promover a poesia negra falada e cantada no sul do país, integrando outros elementos artísticos que referenciem a cultura e a resistência africana e da afro-diáspora. 

O encontro ocorre sempre na última terça-feira de cada mês, na Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, a AECPARS, que fica na Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus. 

 A sétima edição do Sopapo Poético acontecerá na próxima terça-feira, dia 25.09.2012. 

Diferentemente, das edições passadas, neste mês, o Sopapo não terá um convidado/homenageado especial, mas sim um tema central em que se pautarão as apresentações previstas para a noite.

No mês de setembro, comemora-se no Estado a Revolução Farroupilha, havendo uma data, feriado, especialmente dedicada a isto: o vinte de setembro. Contudo, a comunidade negra no Rio Grande do Sul, neste mês, não tem nada a comemorar, mas muito a refletir. Isso porque a Revolução Farroupilha e seus desfechos não trouxeram à época mudança na estrutura social e econômica do Estado, mantendo-se, para nós, negros, as mesmas condições vivenciadas anteriormente ao início da "revolução". 

Além disso, a lembrança da Revolução Farroupilha traz à tona um episódio nefasto, por muito tempo escondido das letras da história. Trata-se do "Massacre de Porongos", ocorrido em 14 de novembro de 1844, oportunidade em que os lanceiros negros, brava linha de frente do exército farroupilha, foram covardemente assassinados, tendo a morte como a alforria prometida pelos comandantes farrapos. 

Essa e outras questões serão refletidas em verso e prosa no próxima terça-feira, dia 25 de setembro. 

Além do sarau de poesia negra habitual, que conta com a participação espontânea do público presente, o Sopapo Poético exibirá um documentário a respeito do Massacre de Porongos e terá as participações muito especiais de Liliana Cardoso, premiada declamadora, interpretando poemas com temática afro-gaúcha, e de Arilson dos Santos Gomes e Marilene Leal Paré, co-autores do livro Africanidades Sul-Rio-Grandenses. 

Liliana Cardoso é uma negra gaúcha que se destaca na arte de declamar poesia. Premiadíssima em diversos concursos, ela tem uma intensa participação em eventos relacionados com a cultura gaúcha e, além de declamadora, é atriz, radialista e apresentadora de eventos oficiais. 

Assim Liliana define a arte de declamar: como se fosse minha pele, meu ar, minha vida. Caso exista reencarnação quero voltar, mulher, negra e declamadora. E assim encara a sua profissão: amo o que faço, por isso trabalho ativamente em prol da cultura gaúcha, mas principalmente na valorização da mulher negra no movimento tradicionalista gaúcho.  

Lançado em 06.09.2012, o livro Africanidades Sul-Rio-Grandenses faz parte da coleção a "A África está em nós" e teve a coordenação da professora doutora Lúcia Regina Brito Pereira. A obra traz textos, imagens e fotografias que revelam um Rio Grande do Sul de memórias da população afrodescendente, reproduzindo em suas páginas informações que ensinam sobre a maneira de ser e viver, ajudam a compreender a invisibilidade dos negros nos manuais escolares, nas salas de aula, na fala dos professores e oferecem o suporte necessário para educar sobre as relações etnicorraciais. (informações exraídas do site Nação Z. 

Estarão presentes no Sopapo Poético para falar sobre esse lançamento o mestre e doutorando em história Arilson dos Santos Gomes e a mestre em pedagogia Marilene Leal Paré. 

Venha participar de mais um Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia. Traga a sua poesia negra, compartilhe com os demais convidados e se sinta a vontade para fazer parte dessa história. 

Fotos: arquivo pessoal de Liliana Cardoso

Jornal Nação Z - Tomás Silveira 

SERVIÇO 

O Quê: Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia
Quando: 25 de setembro de 2012 (terça-feira)
Onde: Associação das Entidades Carnavalescas (Av. Ipiranga, 311)
Horário: 19:00 – som mecânico, recepção dos participantes/convidados, exposição de livros, roupas afro, alimentação
19:15 - exibição do documentário "Massacre de Porongos"
20:00 – início do sarau de poesia e música negra
Entrada Franca

***********************************************
Ideologia, por Ideologia I. José Luiz Quadros de Magalhães

Resumo das aulas de direitos humanos e ciencias do estado: a questão da ideologia em Zizek, Althusser; Freud. (ver as demais no Youtube).



Nenhum comentário: