Chile avança, no modelo urbano também!
Macleta en El Mercurio del domingo 30 de septiembre.
Desde la organización Macleta (Mujeres Arriba de la Cleta), Sofía López
reconoce que se han dado cuenta del aumento de ciclistas urbanos usando otro
índice. "El número de mujeres que anda en bici es un excelente indicador
de cuán amigable es la ciudad para las bicis, porque en general nosotras somos
más temerosas y nos atrevemos menos".
Si en 2002 el 20% de los ciclistas en Santiago eran mujeres, ahora,
dice López, la cifra bordea el 30%.
Versión impresa: A16
Versión web: http://blogs.elmercurio.com/tendencias/2012/09/30/santiago-se-convirtio-en-lider.asp
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Do Face, Revista Vegetarianos.
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Dica para quem anda pela Paulicéia. (Queria estar aí).
“A Censura em Debate”
Seminário acontecerá de 2 a 5 de outubro
Programação
Dia 02 de outubro
19 horas - Abertura
Venício Lima - Universidade de
Brasília. Autor do livro: “Liberdade de expressão VS liberdade de
imprensa – Direito à comunicação e democracia” (São Paulo:
Editora Publisher Brasil, 2010).
Dia 03 de outubro
14 horas – Democracia e Liberdade de
Expressão
Coordenação: Maria Cristina Castilho
Costa – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Roseli Fígaro – NPCC e
ECA/Universidade de São Paulo
João Brant - Jornalista e membro do
Coletivo Intervozes Lino Bocchini - Jornalista e autor do blog:
Desculpe a Nossa Falha
16 horas – Censura ao Cinema
Coordenação: Antônio Reis – NPCC e
ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Ana Bela Morais –
CIMJ/Universidade Nova de Lisboa
Leonor de Souza Pinto - Pesquisadora,
produtora cultural e atriz Luiz Paulo Gomes – Universidade Federal
Fluminense
18 horas – Censura, gênero e
sexualidade
Coordenação: Ferdinando Martins –
NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Bárbara Heller – NPCC
e Universidade Paulista
Carla Cristina Garcia – Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo Mariana Baltar –
NEX/Universidade Federal Fluminense
Dia 04 de outubro
10 horas – Literatura Interditada
Coordenação: Sandra Reimão – NELE
e EACH/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Amaury Ribeiro Jr. -
jornalista e autor do livro: Privataria Tucana (São
Paulo: Geração editorial, 2011)
Flamarion Maués – FFLCH/Universidade
de São Paulo
Celso de Castro Barbosa, jornalista e
editor
14 horas – Classificação Etária
Coordenação: Mayra Rodrigues – NPCC
e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Paulo Abrão - Secretário
Nacional de Justiça
Veet Vivarta - Secretário Executivo da
ANDI - Comunicação e Direitos
Roseli Goffman – Fórum Nacional pela
Democratização da Comunicação
16 horas – Direito, direitos e
censura
Coordenação: Ivan Paganotti – NPCC
e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Maria Luiza Marcílio –
FFLCH/Universidade de São Paulo
Eunice Prudente – FD/ Universidade de
São Paulo
Eugênio Bucci – ECA/Universidade de
São Paulo
18 horas – Lançamento do livro
“Seminários sobre Censura”
Dia 05 de outubro
10 horas – Arte, Censura e Revolução
Coordenação: Andrea Limberto – NPCC
e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Renata Pallotini – NPCC
e ECA/Universidade de São Paulo
Maria Ignez Mantovani Franco - curadora
e diretora da empresa
EXPOMUS
Erica Rozek - Universidad Nacional Del
Litoral
14 horas – Censura e Humor
Coordenação: Walter de Sousa – NPCC
e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Elias Saliba –
FFLCH/Universidade de São Paulo
Hugo Possolo - palhaço, dramaturgo e
diretor dos Parlapatões
Lola Aronovich – Universidade Federal
do Ceará e autora do blog Escreva, Lola, Escreva
16 horas – Censura e Cinema: Síria e
Irã
Coordenação: Maria Cristina Castilho
Costa – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Ferdinando Martins –
NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
João Eduardo Hidalgo – Universidade
do Estado de São Paulo
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Rende um bom debate bíblico.
Reproduzido do perfil Religão se Discute, do Face.
Lilith
No primeiro capítulo do Livro de
Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem
à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem
e a mulher."

É possível que no primeiro capítulo
a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo
23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e
carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi
tirada." podemos verificar na expressão de Adão "...esta
sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a
afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada
como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era
independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de
Adão.
Em algumas traduções o texto "esta
sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não
parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na
narrativa.
Uma interpretação possível é de que
ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e,
portanto, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando uma
cidade de mesmo nome.
Nas bíblias atuais seu nome aparece
uma única vez, em Isaías 34:14: "E as feras do deserto se
encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e
Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Nas
traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por
demônio ou bruxa do deserto. Fantasma, na Revista e Atualizada.
Bem. É engraçado como justamente esta
lacuna na biblia se encaixa com a historia q conta em resumo:
Lilith mulher de Adão, Não aceitava
ficar por baixo de Adão nas relações sexuais ela nao aceitava ser
submissa a ele, pois eram iguais. E fugiu, e Deus mandou arcanjos
atras dela para busca-la mas ela nao voltou. Deus então criou Eva de
sua "costela" submissa a ele.
Alfabeto de Ben-Sira
Lady Lilith por Dante Gabriel
Rossetti(1828-1882)
No folclore popular hebreu medieval,
ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão,
que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa
sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um
demônio.
De acordo a interpretação da criação
humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000
d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão,
porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas
relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização
da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o
sistema patriarcal e a primeirafeminista.
Segundo este manuscrito milenar, Ben
Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor:
Depois que Deus criou Adão, que
estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só
"(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da
terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith.
Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por
que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu
corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui
feita de pó e por isso sou tua igual." Quando reclamou de sua
condição a Deus, ele retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo
de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na
posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilith
respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que
ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram
ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o
Nome Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante
do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu
fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la
de volta.
Os três anjos foram insistiram que
ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar,
sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde
então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilith,
seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi,
Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.
Eva teria então sido criada a partir
de Adão. Como outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se
aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo
que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então
o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a
humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo
abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela
então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros,
crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias
referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e
não como igual ao homem.
Infere-se pelos textos e por amuletos
medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses.
Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden,
Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos
(uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para
mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilith a
cometer adultério.
Pesquisa: Bruno BBM
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