segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Chile sobre rodas, a primeira feminista, os extremos, o historiador que não vai morrer e uma dica de Cinema para debate

Chile avança, no modelo urbano também!

Macleta en El Mercurio del domingo 30 de septiembre.

Desde la organización Macleta (Mujeres Arriba de la Cleta), Sofía López reconoce que se han dado cuenta del aumento de ciclistas urbanos usando otro índice. "El número de mujeres que anda en bici es un excelente indicador de cuán amigable es la ciudad para las bicis, porque en general nosotras somos más temerosas y nos atrevemos menos".

Si en 2002 el 20% de los ciclistas en Santiago eran mujeres, ahora, dice López, la cifra bordea el 30%.

Versión impresa: A16
Versión web: http://blogs.elmercurio.com/tendencias/2012/09/30/santiago-se-convirtio-en-lider.asp

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Do Face, Revista Vegetarianos.


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Dica para quem anda pela Paulicéia. (Queria estar aí).
“A Censura em Debate”

Seminário acontecerá de 2 a 5 de outubro
Programação
Dia 02 de outubro
19 horas - Abertura
Venício Lima - Universidade de Brasília. Autor do livro: “Liberdade de expressão VS liberdade de imprensa – Direito à comunicação e democracia” (São Paulo: Editora Publisher Brasil, 2010).
Dia 03 de outubro
14 horas – Democracia e Liberdade de Expressão
Coordenação: Maria Cristina Castilho Costa – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Roseli Fígaro – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
João Brant - Jornalista e membro do Coletivo Intervozes Lino Bocchini - Jornalista e autor do blog: Desculpe a Nossa Falha
16 horas – Censura ao Cinema
Coordenação: Antônio Reis – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Ana Bela Morais – CIMJ/Universidade Nova de Lisboa
Leonor de Souza Pinto - Pesquisadora, produtora cultural e atriz Luiz Paulo Gomes – Universidade Federal Fluminense
18 horas – Censura, gênero e sexualidade
Coordenação: Ferdinando Martins – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Bárbara Heller – NPCC e Universidade Paulista
Carla Cristina Garcia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Mariana Baltar – NEX/Universidade Federal Fluminense
Dia 04 de outubro
10 horas – Literatura Interditada
Coordenação: Sandra Reimão – NELE e EACH/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Amaury Ribeiro Jr. - jornalista e autor do livro: Privataria Tucana (São
Paulo: Geração editorial, 2011)
Flamarion Maués – FFLCH/Universidade de São Paulo
Celso de Castro Barbosa, jornalista e editor
14 horas – Classificação Etária
Coordenação: Mayra Rodrigues – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Paulo Abrão - Secretário Nacional de Justiça
Veet Vivarta - Secretário Executivo da ANDI - Comunicação e Direitos
Roseli Goffman – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
16 horas – Direito, direitos e censura
Coordenação: Ivan Paganotti – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Maria Luiza Marcílio – FFLCH/Universidade de São Paulo
Eunice Prudente – FD/ Universidade de São Paulo
Eugênio Bucci – ECA/Universidade de São Paulo
18 horas – Lançamento do livro “Seminários sobre Censura”
Dia 05 de outubro
10 horas – Arte, Censura e Revolução
Coordenação: Andrea Limberto – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Renata Pallotini – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Maria Ignez Mantovani Franco - curadora e diretora da empresa
EXPOMUS
Erica Rozek - Universidad Nacional Del Litoral
14 horas – Censura e Humor
Coordenação: Walter de Sousa – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Elias Saliba – FFLCH/Universidade de São Paulo
Hugo Possolo - palhaço, dramaturgo e diretor dos Parlapatões
Lola Aronovich – Universidade Federal do Ceará e autora do blog Escreva, Lola, Escreva
16 horas – Censura e Cinema: Síria e Irã
Coordenação: Maria Cristina Castilho Costa – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
Palestrantes: Ferdinando Martins – NPCC e ECA/Universidade de São Paulo
João Eduardo Hidalgo – Universidade do Estado de São Paulo
Para fazer inscrição acesse aqui.
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Rende um bom debate bíblico.
Reproduzido do perfil Religão se Discute, do Face.
Lilith
No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher."
Porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".[2]
É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão.
Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa.
Uma interpretação possível é de que ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e, portanto, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando uma cidade de mesmo nome.
Nas bíblias atuais seu nome aparece uma única vez, em Isaías 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto. Fantasma, na Revista e Atualizada.
Bem. É engraçado como justamente esta lacuna na biblia se encaixa com a historia q conta em resumo:
Lilith mulher de Adão, Não aceitava ficar por baixo de Adão nas relações sexuais ela nao aceitava ser submissa a ele, pois eram iguais. E fugiu, e Deus mandou arcanjos atras dela para busca-la mas ela nao voltou. Deus então criou Eva de sua "costela" submissa a ele.
Alfabeto de Ben-Sira
Lady Lilith por Dante Gabriel Rossetti(1828-1882)
No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.
De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeirafeminista.
Segundo este manuscrito milenar, Ben Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor:
Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilith respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.
Os três anjos foram insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilith, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.
Eva teria então sido criada a partir de Adão. Como outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.
Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilith a cometer adultério.
Pesquisa: Bruno BBM
Foto: Contribuição de Luan Rafael Marques Oliveira

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Uma dica do colega Wladymir Ungaretti, sobre o último livro do eterno pertubador das histórias oficiais.

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