Estou progressivamente me tornando cada vez mais livre de conveniências relacionadas ao desfrute do prazer por pressões mentais padronizadas. Explico, tenho descartado a decisão de fazer qualquer coisa a partir da noção de que preciso aproveitar o tempo em algo criativo, se referindo particularmente a cultura. Em outras palavras, quero me libertar de qualquer agenda ou rotina no que se refere a minha capacidade criativa ou desfrute de meu tempo de lazer e cultura. Isso é parte da nova educação intelectual que me propus como parte de uma pretensa autonomia de pensamento e de sistemas culturais e econômicos.
**********************************************************************
Obra completa de Paulo Freire para baixar no Centro de Referência Paulo Freire.
Dica do blog Pragmatismo Político.
**********************************************************************
O Cinema Brasileiro Contemporâneo: conversa com Eduardo
Valente e Ismail Xavier.
Publicado em 13/07/2013
Organização: PET-Filosofia (USP)
******************************************************************
Queijo vegetal de mandioquinha (ou batata salsa)
14 DE JULHO DE 2013 | EMANOELABORGES
Boa noite!
Como prometido para vocês e para meu marido fiz o bendito queijo de mandioquinha em casa.
Primeiro foi uma surpresa para mim, sempre achei que a tal da mandioquinha era a mesma coisa que aipim e não batata salsa!!
batata_salsa1
Ainda bem que não errei hahahaha! Então vamos lá para a receita retirada do Grupo Receitas Veganas do Facebook postado pela linda Micaela Ganzarolli. A receita é simples e muito fácil, o resultado é bacana e a consistência lembra bastante queijo.
Ingredientes:
1/2 kilo de batata salsa descascada (fiz bastante e congelei mas dá para diminuir bastante a receita);
1/4 de óleo vegetal;
3 colheres cheias de povilho doce;
5 colheres bem cheias de povilho azedo;
2 colheres cheias de amido de milho;
sal a gosto.
Em uma panela cozinhei as batatas com o óleo e um pouco de sal. Assim que estavam bem cozidas desliguei o fogo e coloquei tudo no liquidificador.
100_3685
Bati e acrescentei 2 copos americanos de água, o amido de milho, e os povilhos e continuei batendo. Conferi o sal e foi para a panela novamente.
100_3686
Na panela em fogo não muito alto vai mechendo até virar engrossar e ficar por inteiro bem amarelo e desgrudar do fundo (nesse momento tive que pedir auxilio para o homem da casa pois era muito pesado para meus bracinhos mecherem hehehe). Ficou assim:
100_3687
100_3689
Coloquei em potinhos e na geladeira e no freezer. Prentendo fazer pizza e muitas outras coisas com ele! Mas sinceramente acho que poderia ser mais azedinho, para lembrar mais queijo (eu sei que não é legal esse negocio de lembrar mas era exatamente isso que eu gostava no queijo, o azedinho), já me disseram para usar levedo mas contém glúten :(
Quero experimentar o tofu caseiro, assim que fizer e der certo posto a receita para todos! E o que sair amanhã de gostosura eu posto a receita
Nenhum comentário:
Postar um comentário