sábado, 28 de setembro de 2013

Nós, os outros e Benjamin

Temos uma forte tendência a julgar, é parte dominante na média do comportamento humano em sociedade. Mas, pior do que isso, é mesmo a necessidade de condenar quem está fora do circuito de comportamentos comuns. Enxergar isso é, ao mesmo tempo, uma virtude e um desafio diário.

*********************************************






Fronteiras Do Pensamento

AS FRONTEIRAS DA MOBILIDADE URBANA | Estudo divulgado nesta quarta-feira (25) prevê dados preocupantes para os cidadãos de Porto Alegre: em menos de três décadas, a região metropolitana terá quase o dobro de carros, com praticamente um veículo por habitante. Hoje, POA já possui um dos mais altos índices de motorização do país, com um veículo por 2,29 habitantes.

Outra cidade que passou pela mesma situação foi Bogotá. No início dos anos 1990, seu sistema de transporte estava próximo do colapso. Em 1998, a prefeitura de Enrique Peñalosa iniciou um projeto de transporte massivo, baseado em veículos integrados em vez de um trem elétrico – tanto por questões de custo quanto pelo número de linhas que o projeto possibilitava – conhecido como TransMilenio e considerado, atualmente, o maior sistema BRT do mundo.

-> Saiba mais sobre a situação de Porto Alegre e conheça as mudanças que Peñalosa implantou em Bogotá em nosso site: http://is.gd/JEuglo

-> ATENÇÃO: Enrique Peñalosa estará no Fronteiras Salvador dia 01 de outubro e no Fronteiras Florianópolis dia 07 de outubro. Escolha sua edição e faça sua inscrição nos sites.
- Florianópolis www.fronteiras.com/florianopolis
- Salvador www.fronteiras.com/salvador

-> No vídeo (inédito) deste post, Peñalosa apresenta as possibilidades para que sejam solucionadas estas duas problemáticas questões nos grandes centros urbanos: mobilidade e engarrafamentos. Ainda, critica o sistema do metrô por colocar os carros acima das avenidas e "enterrar" o que deveria ser prioritário: o cidadão.


*******************************************************




****************************************************


Entre o Bom Fim e a Cidade Baixa, uma chama latino-americana é mantida acesa.




*******************************************************



73 ANOS SEM WALTER BENJAMIN



Em homenagem ao pensador alemão, o Blog da Boitempo disponibiliza a tradução integral de “As armas do futuro”, ensaio inédito de Benjamin selecionado e comentado por Michael Löwy para a coletânea “O capitalismo como religião”.

“É surpreendente ver até que ponto esse curto texto, sóbrio e quase clínico, previu as dramáticas consequências das inovações tecnológicas para as guerras modernas. Esse modesto artigo é um exemplo impressionante da lucidez desse ‘dissidente da modernidade’, dessa Cassandra do século XX, cujas sóbrias advertências tiveram ainda menos eco entre seus contemporâneos do que as da própria Cassandra entre os troianos.” – Michael Löwy



Leia "As armas do futuro", de Walter Benjamin, no Blog daBoitempo.

***************************************************



Quando leio críticas à postura da presidenta Dilma de afirmação e defesa dos interesses brasileiros contra as tentativas de arapongagem e interferência externa, lembro da afirmação de um conceituado jornalista brasileiro quando disse que "A imprensa brasileira é hostil ao País". Pode ser redundante, mas ampliaria essa avaliação: Na realidade, a Mídia, quando assim procede, apenas reflete o perfil da Direita (ainda existe, e viva, a despeito do fim da Guerra Fria). Esta, sim, que tem o impressionante vício de engolir, acriticamente, o "Discurso Competente" de tudo que procede da Europa e dos EUA. Uma certa mistura de ressentimento e complexo de inferioridade, herdada ao longo de décadas de uma cultura estatal submissa, ironicamente, mascarada de patriotismo.

Nenhum comentário: