quinta-feira, 6 de março de 2014

Comunicação, Cinema e Democracia



Quanto mais tendo entender a dinâmica que move a sensibilidade das pessoas sobre as decisões públicas em relação a suas vidas, mais encontro egoísmo, alienação e estupidez. Esse movimento que vejo crescer em simpatia, a respeito do apoio à uma intervenção militar no País para "moralizar" a Política revela uma absoluta falta de memória, ou completa má-índole no terreno político, de quem a ele se identifica e tem memória. Vivi esse período em uma fase apenas parcial, pela sua última década e meia de vigência. Mesmo assim lembro como era difícil pensar, criticar e aprender a partir da convivência com formas diferentes de ideias. Isso se referindo apenas no segmento educacional. A herança foi brutal na cultura brasileira, no que se refere a perdas de referenciais e alijamento da criatividade de artistas de todas as áreas. Tenho que concordar que o a fertilização desse tipo de simpatia até nossos dias, depois de tudo que representaram, tem muito a ver com a falta de uma verdadeira justiça consolidada nesse campo. Entre os Países latino-americanos, somos um dos quais fez-se ausentem um julgamento definitivo daqueles que se apropriaram indevidamente do Estado em benefício corporativa, e tudo de mal que fizeram ao Povo Brasileiro - que como sempre, enxerga mais benefícios em seus algozes do que naqueles que atuam a favor da Nação.

**********************************************

Quer saber mais sobre regulação democrática da mídia no Brasil e no mundo?

Durante a Plenária Nacional da Campanha Para Expressar a Liberdade, sexta (7), será lançado livro sobre o assunto, de autoria de Jonas Valente, pesquisador da área, coordenador-geral do SJPDF e integrante do Intervozes. 

O Livro faz parte da Coleção O Que Saber, da Editora Fundação Perseu Abramo e pretende colocar a discussão de maneira acessível para leitores familiarizados ou não com o tema.




***********************************************************

FORTE ISSO. MAS REAL. "há revistas de artigos científicos que estão corrompendo a ciência, pois empregam editores que não passam de cientistas fracassados que atuam de modo semelhante ao dos agentes do Departamento de Segurança Interna dos EUA e são pequenos ladrões do trabalho alheio."

Leia o texto completo CIENTISTAS ESCRAVIZAM PÓS-GRADUANDOS E OBSTRUEM A CIÊNCIA, DIZ NOBEL DE MEDICINA DE 2002, no Uclablog.

***********************************************************

Para quem anda por Vitória (ES) e Região, ou tem interesse em levar para a sua cidade, via iniciativa cultural...




APÓS O GRANDE SUCESSO DA IV MOSTRA ANIMAL, VITÓRIA RECEBERÁ A MOSTRA ITINERANTE. UM PASSAPORTE PARA EMOÇÕES E ATITUDES A FAVOR DOS ANIMAIS!

Participação do Coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurindo.

21 filmes de diversos países.

Objetivo: Promover através do cinema, o respeito amplo aos animais.

Entrada Franca!

Release

A programação da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – Mostra Itinerante Vitória, está definida e publicada.

Diversos curtas, médias e longas do Brasil, dos Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá fazem parte dessa que já é a maior edição da recente história do evento.

Os inúmeros aspectos do relacionamento homem-animal, como o forte vínculo de amor entre os cães e seus tutores, a beleza da natureza e dos animais silvestres, o abandono e descaso de animais de companhia, as histórias reais e emocionantes de ativistas que lutam de diversas formas para resgatar animais como elefantes, leões, pessoas que despertam para a questão dos animais e se tornam ativistas, estarão representados de diversas formas na tela do Teatro Campaneli. Mas não é só isso; a reflexão sobre o uso de animais na ciência, a história baseada em fatos reais de grupos ativistas que até mesmo invadiram laboratórios na Europa para libertar animais, a manutenção de espécies em cativeiro, como circos e zoológicos, para entretenimento humano e até mesmo animações terão sua vez em 2014.

E como não poderia deixar de ser os animais utilizados para consumo humano não ficarão de fora; representados por curtas, médias e longas metragens o tema será mais uma vez exibido para um público cada vez maior que acompanha de perto a Mostra Animal. Pequenos animais como camundongos que apresentam empatia e companheirismo também estarão presentes. E se acha que para por aí você irá se surpreender ao saber que até mesmo as questões políticas debatidas em diversas partes do mundo serão abordadas na telona

“Se nos últimos anos a questão animal recebia destaque, podemos dizer que atualmente é um dos três temas que mais ganham evidência na mídia e nos mais diversos âmbitos de nossa sociedade. Estamos vivendo o início de uma profunda mudança de status dos animais perante os seres humanos. Nesse cenário o cinema vem como uma ferramenta de grande impacto na consolidação desse movimento, que de forma direta se confunde com a própria busca de uma postura ambiental e social mais justa”, fala Ricardo Laurino, coordenador da Mostra Animal 2014 e autor do livro “O Último Teste”, recentemente lançado. Ricardo Laurino também é coordenador da SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira e estará presente no evento em Vitória!

Além da exibição dos filmes, haverá bate papo com o coordenador da SVB.

A entrada para o Festival é gratuita e não é necessário cadastro.


Nenhum comentário: