sexta-feira, 7 de março de 2014

Sobe o Sonho no Presente e uma salada de ideias e reflexões

O anseio por dias melhores, é fato, pode nos levar a um subaproveitamento do tempo presente, que onde está a vida. Quando percebo essa correria da maioria das pessoas por desfrute do primeiro espaço de tempo livre que dispõe entre as jornadas de trabalho, tenho que perguntar-me sempre "Que tipo de vida é esta, na qual se está bem em pequenos momento, e no mais se detesta seu cotidiano?". Isso tem me feito pensar bastante sobre a noção que o senso comum alimenta de felicidade. Descontando a questão material, que confunde o ato de consumir com acumular felicidade, há em nossa cultura, sobretudo, um traço de desfrute provisório da vida, na qual os momentos "indesejáveis" são descartados, como desta existência não fizessem parte. Logicamente, todos nós almejamos um tipo de vida especial, específico, que tem a ver com as nossas identificações de realização e prazer. Mas, enquanto este não é prontamente conquistado, creio eu que em tudo que enxergamos e experimentamos há um pouco daquilo que projetamos para sí lá adiante. Logo, essa construção não tem que começar um dia, em uma idade, depois da aposentadoria. Tanto a tecitura desse futuro ideal, íntimo, quanto o seu desfrute, deve integrar um processo que se inicia já, em cada segundo. Sob pena de corrermos o risco de viver nossos sonhos apenas na imaginação. Perdendo, inclusive, a oportunidade de revisá-los e corrigi-los para o momento mais propício de concretizá-los plenamente.

**************************************************

Diversidades, características e procedências das frutas existentes na Natureza, confira em Colecionador de Frutas



*******************************************************

IMPERDÍVEL: Cartilha Semente Crioula: cuidar, multiplicar e partilhar. A porta de entrada para a agroecologia! Baixe sua cartilha aqui. Via Pindorama.




***************************************************

O QUE ESTAVA TOCANDO NA RÁDIO… no ano em que você nasceu. Confira no blog do Ricardo.

*************************************

BELO TEXTO; ALGUNS MINUTOS DEDICADO A LEITURA VALEM UMA BOA AULA DE HISTÓRIA. 

"Se compararmos os dois regimes autoritários e o momento atual da história brasileira, a principal conclusão a que se pode chegar é que a combinação de democracia, crescimento econômico e inclusão social são as condições básicas para o definitivo abandono do autoritarismo e da modernização conservadora, em busca da verdadeira modernização, que poderíamos chamar de modernização progressista". 

Texto completo, no blog da professora Sibila. Via Raphael Sebrian (Face).

***********************************************************

SEGUINDO A CARTILHA TUCANA, EM SINTONIA COM OS GOVERNOS DOS ESTADOS DE SP E PR, GOIÁS TAMBÉM SE OMITE NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCACIONAL AUTÔNOMO, CRÍTICO E DEMOCRÁTICO. "Para o professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, a militarização das escolas indica a falência do sistema de ensino brasileiro. “Em um período fundamental de formação, ao invés de educar, você adestra e disciplina. O que o governo de Goiás está fazendo é renunciar à formação dos sujeitos.”
Educação sitiada: Escolas à serviço da militarização das cidades




"O anúncio de que até o final de 2014, sob o pretexto de diminuir a violência e melhorar o desempenho dos alunos, ao menos 19 escolas públicas do estado de Goiás serão repassadas à Polícia Militar, trouxe a educação para o centro do debate sobre a militarização da sociedade.

Criadas a partir de uma parceria técnico-pedagógica entre as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Educação, envolvendo também as subsecretarias regionais de ensino, as escolas atendem estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em todos os períodos, a partir de uma estrutura pedagógica rígida, baseada na disciplina individual e coletiva".
(...)

“Em um período fundamental de formação, ao invés de educar, você adestra e disciplina. O que o governo de Goiás está fazendo é renunciar à formação dos sujeitos.”

“Vivemos num país racista, desigual, com mais de 500 mil presos. A escola poderia caminhar contra essa lógica punitiva e violenta, dando formação para que os estudantes pensem sobre o mundo em que vivem, tomem decisões. Mas na prática, ela vira um ambiente de reprodução de autoritarismo. Há que se procurar o respeito e o diálogo. Porque os alvos dentro do muro são sempre os mesmos alvos da PM do lado de fora.”

Leia mais em: Brasil de Fato - via perfil Sociedade Sem Prisões (Face)

*********************************************************

Um fórum desse nível é necessário, mas igualmente interessante é que o mesmo levante a bandeira por uma rede de atendimento público, estruturada com centros de bem-estar animal em todos os municípios.

O SimvetRS tem o prazer de lançar hoje a campanha Veterinários Voluntários. Caso você tenha interesse em ajudar a sociedade e atuar como médico veterinário voluntário no Rio Grande do Sul, o SimvetRS vai estabelecer essa ponte com ONGs que necessitam do auxilio e atendem animais de rua. Passe um e-mail para simvetrs@simvetrs.com.br com o assunto Veterinários Voluntários, que vamos fazer contato para encaixá-lo em uma das instituições. Vai ser muito bom contar com a sua ajuda!




***********************************************************

Cisterna caseira para captação de água da chuva.
Projeto de Fábio Pavão. 
Custo total do projeto: $320,00 "Apesar de ser pequena, ela atende bem aos objetivos em até 20 dias sem chuva.






Nenhum comentário: