sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A Agenda Musical de Juarez Fonseca

AGENDA MUSICAL DE PORTO ALEGRE
@ Roteiro do fim-se-semana, com nove atualizações. Nas fotos, Guinga (by Careimi Assmann), Edu Martins (by Nilton Santolim), Oly Jr. e Jorge Ben Jor.


►SEXTA, 3 de OUTUBRO
■ DZIW JAZZ QUINTETO – Café Santo de Casa (sétimo andar da Casa de Cultura Mario Quintana), a partir das 19 horas. Programação paralela do Porto Alegre Jazz Festival. Em 2012 os músicos Max Sudbrack (piano – Sopro Cósmico); Martin Esteves (bateria – Quarto Sensorial) e Ronaldo Pereira (saxofone – Bando Antiguera), resolveram formar um trio instrumental. A formação se manteve por cerca de um ano e meio, até a entrada de Franco Salvadoretti (flauta - Sexteto Blazz) e de Rodrigo Arnold (contrabaixo). Neste show o Dziw tocará composições próprias, que estarão no primeiro disco, prometido 2015, e releituras de grandes do jazz, como Miles Daves e John Coltrane. Entrada franca.
■ RAFUAGI e DANIEL DREXLER – Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua da Praia, 959), às 20h30. Neste sexta, o cantautor uruguaio será a atração especial da exposição “Rafuagi 10 anos”, em cartaz até o dia 7. Ele participará do pocket show do grupo gaúcho de rap Rafuagi. Será apresentada pela primeira vez ao vivo a parceria da música “Velas ao Vento” (https://www.youtube.com/watch?v=y-VRwyIdQVQ), que abre o álbum “Parte do Ciclo” e que tem Drexler como convidado. A exposição conta a história do Rafuagi por meio de fotos, recortes de jornais, painéis, vídeos, roupas, troféus e outros objetos importantes para o grupo. Diariamente ocorrem atividades como palestras, debates e pocket shows com artistas parceiros do Rafuagi. Entrada franca.
■ GUINGA & EDU MARTINS GRUPO – Teatro CIEE (Dom Pedro II, 861), às 21 horas. Guinga encontra Edu Martins no projeto Conexões, um diálogo entre grandes nomes da música brasileira de vanguarda em arranjos e improvisos animados pela melhor poesia. O concerto contará com Guinga (voz e violão), Edu Martins (baixo acústico), Marquinhos Fê (bateria) e Luiz Mauro Filho (piano). No repertório, a mais alta linhagem da canção brasileira, de Villa-Lobos a Tom Jobim. Violonista e compositor brilhante, Guinga tem parceiros como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque, e foi gravado por Elis Regina, Sérgio Mendes, Ivan Lins, Leila Pinheiro. Edu Martins trabalha há anos em parceria com o poeta e professor Marcus Fabiano Gonçalves, buscando uma estética que una a polifonia musical à polimetria poética como caminhos de renovação da MPB de orientação jazzística. Tem muitas colaborações com artistas de renome, seu último CD nasceu de uma parceria com Dave Liebman, que foi saxofonista de Miles Davis. Ingresso 70 reais à venda na Bamboletras (3221-8754) e na E o Vídeo Levou (3330-8733).
■ JULIO IGLESIAS – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Última oportunidade para os fãs ouvirem ao vivo na cidade o ícone da música romântica. O cantor espanhol de 70 anos antecipou que esta turnê internacional marca sua despedida dos palcos. O show apresenta músicas do álbum “1”, com regravações de vários clássicos de Iglesias, que em 2013 entrou para o Livro Guinness dos Records por ser o artista latino que mais vendeu discos no mundo. Com mais de 300 milhões de cópias vendidas dos 80 álbuns gravados, o ele cantará hits como “A Veces Tu, A Veces Yo”, “Coração Apaixonado” e “All Of You”. Os ingressos menos caros já se esgotaram, restam os que custam de 850 reais a 1.300 reais e estão à venda da bilheteria do Teatro do Bourbon Country, na Loja My Ticket na Padre Chagas, 327 e pela Telentrega Ingresso Show 9401-0555.
■ GRAFFITI BLUES BAND – Graffiti Bar (João Alfredo, 496), a partir das 22 horas. Mais uma edição do projeto em que a banda formada por Oly Jr. na guitarra/slide/vocal, Sandro Moura na bateria e Jacques Jardim no baixo toca muito blues e recebe convidados. Hoje o convidado é ninguém menos que Fernando Noronha. Depois do show, palco e instrumentos se abrem para músicos mostrarem suas veias blueseiras em uma jam session final. O objetivo, segundo Oly, é movimentar a cena blues na cidade, contribuindo com mais esse espaço. “E atenção”, diz: os 20 primeiros clientes ganharão uma dose de Johnnie Walker Red. Ingresso 15 reais. Infos 3228-0412.
■ GAFIEIRA.COM – Paraphernalia Bar (João Alfredo, 425), a partir das 22 horas. Chico Buarque, João Bosco, Dorival Caymmi, Jorge Ben Jor, Adoniram Barbosa e outros grandes da MPB em especiais, balanço e energia. Com Roberta Moura (voz), Tiago Souza (violão), Luisinho (baixo), Neco (trompete) e Carlos Kettz (Saxofone Tenor) e Estevão Zalazar (bateria). Ingresso 15 reais. Infos 3221-5225.

►SÁBADO, 4 de OUTUBRO
■ CHRIS AMORETTI – Auditório da Livraria Cultura (Shopping Bourbon Country), às 20 horas. Depois da turnê “Brasilicata Tour” pelo sul da Itália, e no ano em que comemora 20 de carreira, a cantora, compositora e multi-instrumentista porto-alegrense retorna à cidade com novo espetáculo e repertório, que mistura a “pegada” do acústico à modernidade do eletrônico em músicas próprias de seus projetos anteriores “Sensual Words” e “In the Attic EP”, bem como canções do próximo álbum “Here”, além de releituras para clássicos do pop mundial. Participações do músico e produtor Everton Rodrigues e da violonista virtuose Andrea Perrone. Entrada franca.
■ JORGE BENJOR – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Há um bom tempo sem se apresentar na cidade, o grande Jorge promete lotar o Araújo e fazer todo mundo cantar e dançar seus clássicos eternos. Vale lembrar que seu primeiro sucesso, “Mas Que Nada”, completou 50 anos em 2013 e já foi gravado por Ella Fitzgerald, Julio Iglesias, Milton Nascimento, Paulinho Nogueira, Sérgio Mendes, Black Eyed Peãs e outros. Ao lado dele no Araújo estará a Banda do Zé Pretinho, formada por Lucas Fernandes (bateria), Lourival Costa (teclados), Neném da Cuíca, Dadi Carvalho (baixo), Marlon Sete (trompete) e Jean Arnout (saxofone). Ingressos de 80 a 130 reais na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br.
■ JORJÃO & BANDA – Paraphernália Bar (João Alfredo, 425), a partir das 22 horas. Um passeio por samba-rock, pop, soul, reggae e funk. Com arranjos próprios, Jorjão (voz, percussão), Amir Jaber (guitarra), Vini Silva (baixo) e Marcelo Drebel (bateria, percussão, vocal), mais trompete, trombone e teclado, tocam Simoninha, Chic, Tim Maia, Ed Motta, Jorge Ben, Seu Jorge, O Rappa, Djavan, James Brown, Bob Marley, Marvin Gaye, Kool And The Gang, KC And The Sunshine Band, Commodors e tal. Ingresso 15 reais. Infos 3221-5225.
■ SAMBA E AMOR – Batemacumba (João Alfredo, 701), às 23 horas. O grupo formado por Maria Luiza Fontoura na voz, Lucas de Azevedo no violão, Augusto Britto no cavaquinho, Samy Cassali no baixo e Renan Aguiar na percussão une o sentimento nostálgico do passado com a juventude do presente, trazendo releituras do samba e dos grandes compositores brasileiros da sua maneira. Entre as principais influências, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, João Nogueira Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Ingresso 15 reais. Infos 3224-1583.

►DOMINGO, 5 de OUTUBRO
■ CUIDADO QUE MANCHA – Santander Cultural (Siqueira Campos, 1125), às 17 horas. Um dos mais antigos e importantes grupos de música e teatro infantil do Brasil apresenta “Quem Não Dança Balança a Criança”, com canções, jogos de linguagem e trava-línguas. O espetáculo ganhou em 2007 o Troféu Tibicuera de melhor produção infantil. Entrada franca. Infos 3287-5500.

■ TEATRO VESTIBA e TROPICÁLIA – Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5311), às 17 horas. Com o título “A Tropicália tá chegando”, o grupo encena trabalho sobre o primeiro disco indicado como uma das leituras obrigatórias da UFRGS, “Tropicália ou Panis et Circencis”, de 1968. Com direção de Aline Sokolosvsky, o elenco do musical tem Luciano Teixeira, Renan Mion, Daniel Anilo, Dalila Frota e Rui Koetz, mais a banda formada por Camila Toledo e Cibele Tubino (vocal), Rubem Penz (bateria), Mauro Weigel (guitarra) e Fernando Spillari (teclado). A turma se puxa na pesquisa, em atuações e no visual para encarar o desafio de transmitir o vanguardismo da obra. Ingresso 30 reais.

Nenhum comentário: