sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Música em Porto Alegre, por Juarez Fonseca

AGENDA MUSICAL DE PORTO ALEGRE
@ Roteiro de outubro, com dez atualizações. Nas fotos, Bebeto Alves, Vanessa Longoni (by César Dutra), John Primer e Ná Ozzetti.

►SEGUNDA, 20 de OUTUBRO
■ BROTHERS ORCHESTRA – InSano Pub (Lima e Silva, 601), às 22 horas. Atração fixa das segundas-feiras no InSano, a big band criada pelo trompetista Anjinho vai comemorar quatro anos de atividade em setembro. Jazz, música grasileira e internacional em geral, para ouvir e dançar. Apresentação do jornalista Paulo Moreira, o DJ da “Sessão Jazz” diariamente na FM Cultura. Ingressos 15 reais antecipados com nome na lista, 15 reais +15 de consumação, ou 25 reais. Infos 3286-6940.

►TERÇA, 21 de OUTUBRO
■ SARAU DA ALICE – Amadeus/Bar do Marinho (Otávio Corrêa, 39), a partir das 19h30. Com apresentações musicais do Batuque de Cordas, formado pelos violonistas Vinícius Correa e Claudio Veiga, e dos músicos Cristino Hanssen e Nivaldo José, a Alice promove o pré-lançamento do “Risco – Festa das artes gráficas de Porto Alegre”, uma homenagem ao cartunista Bier e a abertura da exposição da série “Cinco Clássicos” (que reúne cinco obras de cartunistas gaúchos a cada mês e já destacou os desenhistas Canini, Moa, Rafael Correa e Edgar Vasques). A Alice é uma organização não- governamental sem fins lucrativos que desenvolve projetos autogeridos de comunicação, formando leitores críticos e contribuindo para democratizar a informação no Brasil. Entre os trabalhos realizados destacam-se o jornal Boca de Rua – feito e vendido por moradores de rua de Porto Alegre há 14 anos – e o Direito à Memória e à Verdade, que resgata fatos históricos do período da Ditadura Militar. Ingresso 12 reais. Infos 9964.9220.
■ BEBETO ALVES e OS BLACKBGUALNEGOVÉIO – Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835, altos do viaduto), às 20 horas. Show de lançamento do DVD do filme “Mais Uma Canção” (dirigido por Rene Goya), do clipe da “Música Milonga OrientaO” (dirigido por Daniel Dode, com fotografia de Lucas Cunha) e comemoração dos 60 anos de Bebeto. O show “Milonga OrientaO”, fez um circuito pelo SESC em abril deste ano e aportou no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, em maio, celebrando o lançamento do disco homônimo. Os Blackbagualnegovéio são Marcelo Corsetti (guitarras), Rodrigo Reinheimer (baixo) e Luke Faro (bateria). A cereja do bolo do show é a participação especial dos 3 Plantados, ou seja: Jimi Joe, King Jim e... Bebeto. Ingresso 30 reais. Infos 3226-0242. Em cartaz também quarta e quinta.
■ JOHN PRIMER – Opinião (José do Patrocínio, 834), às 22 horas. O lendário bluesman chega a Porto Alegre com a turnê nacional “The Real Deal”, na qual é acompanhado pela banda gaúcha Uranius Blues. O show integra o projeto Eisenbahn Jazz’n’Blues. Primer faz parte da história do gênero, pois integrou a banda de Muddy Waters na década de 80, além da All Stars Blues Band de Willie Dixon e da Teardrops, com Magic Slim. A partir dos anos 90, consolidou sua carreira solo já tendo gravado 14 álbuns, e é um dos artistas mais ativos do blues tradicional. Participou do Festival de Jazz de Montreaux em 2012 e no ano seguinte entrou para o Blues Hall of Fame. A Urânius Blues é formada por Urânio Laureano (sax), Tiago D’Andrea (piano), Rafael Salib (guitarra), Samuel Moraes (baixo) e Paulo Barros (bateria). Show de abertura com o Gabriel Guedes Combo, banda do guitarrista e ex-integrante da Pata de Elefante. Ingressos de 40 a 60 reais nas lojas Youcom dos shoppings Bourbon Wallig, Praia de Belas, Bourbon Ipiranga e BarraShoppingSul e em www.minhaentrada.com.br/opiniao. Infos 3211-2838.
■ ORGÂNICA MENTE – Paraphernália Bar (João Alfredo, 425), a partir das 22 horas. A banda da Zona Sul de Porto Alegre chega ao Paraphernália com seu show autoral que passeia entre reggae, MPB e surf music. Ingresso 12 reais. Infos 3221-5225.

►QUARTA, 22 de OUTUBRO
■ NÁ OZZETTI e NEI LISBOA – Sala Fahrion da Reitoria da Ufrgs (Paulo Gama, 110), às 16 horas. Mais um encontro do Núcleo da Canção, antecipando o espetáculo de quinta-feira (veja mais adiante). A cantora paulista conversa com o público sobre a obra do compositor gaúcho. Entrada franca.
■ VANESSA LONGONI – Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), às 18h30. Há bastante tempo sem fazer show solo em Porto Alegre, a cantora radicada no Rio desde 2011 é a atração desta semana no Sarau no Solar. Acompanhada por Ângelo Primon ao violão, ela vai interpretar canções como “Folia do Divino”(Marcelo Delacroix/Rubem Penz), “Espinho na Roseira” (André Abujamra) e “Hojas de Tilo” (Ana Prada). Também atriz, com 15 anos de palco, Vanessa tem dois álbuns lançados “A Mulher de Oslo” (2008) e “Canção para Voar” (2014), este produzido pelos manos Antonio e Gastão Villeroy. Produzido por Arthur de Faria, o primeiro CD ganhou quatro troféus Açorianos. Entrada franca. Infos 321-2934.
■ BEBETO ALVES e OS BLACKBGUALNEGOVÉIO – Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835, altos do viaduto), às 20 horas. Show de lançamento do DVD do filme “Mais Uma Canção” (dirigido por Rene Goya), do clipe da “Música Milonga OrientaO” (dirigido por Daniel Dode, com fotografia de Lucas Cunha) e comemoração dos 60 anos de Bebeto. O show “Milonga OrientaO”, fez um circuito pelo SESC em abril deste ano e aportou no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, em maio, celebrando o lançamento do disco homônimo. Os Blackbagualnegovéio são Marcelo Corsetti (guitarras), Rodrigo Reinheimer (baixo) e Luke Faro (bateria). A cereja do bolo do show é a participação especial dos 3 Plantados, ou seja: Jimi Joe, King Jim e... Bebeto. Ingresso 30 reais. Infos 3226-0242. Em cartaz também amanhã.
■ SANTO REMÉDIO – Paraphernália Bar (João Alfredo, 425), às 22 horas. O grupo formado em 2013 alimenta o novo projeto Quarta In Samba Paraphernália com o clima das verdadeiras rodas de samba. No roteiro, músicas de Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Martinho da Vila e outros. Ingresso 12 reais. Indos 3221-5225.

►QUINTA, 23 de OUTUBRO
■ NÁ OZZETTI CANTA NEI LISBOA – Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), às 20 horas. Show em homenagem a Nei Lisboa, terceiro da série “Compositores – A Cidade e a Música” do Projeto Unimúsica 2014. A cantora paulista Na Ozzetti será acompanhada pela Camerata Unimúsica, formada integrada e dirigida pelo violinista Vagner Cunha (também o autor dos arranjos), com Milene Aliverti, Tiago Neske, João Campos Neto (violinos), Tita Sartor (flauta), Luiz Mauro Filho (piano) e Diego Silveira (percussão). Como escreveu Luís Augusto Fischer no texto para o livro-programa do Unimúsica, “Nei Lisboa é parte central da trilha sonora da vida diária da cidade”. A série “Compositores – A Cidade e a Música” celebra os 80 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com espetáculos sobre a obra de sete importantes compositores gaúchos. Já foram enfocados Radamés Gnattali e Octavio Dutra. Os próximos serão Armando Albuquerque, Vitor Ramil, Lupicínio Rodrigues e Barbosa Lessa. Entrada franca. Retirada de senhas mediante troca por 1kg de alimento a partir de 20 de outubro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br. Infos 3308-3034.
■ BEBETO ALVES e OS BLACKBGUALNEGOVÉIO – Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835, altos do viaduto), às 20 horas. Show de lançamento do DVD do filme “Mais Uma Canção” (dirigido por Rene Goya), do clipe da “Música Milonga OrientaO” (dirigido por Daniel Dode, com fotografia de Lucas Cunha) e comemoração dos 60 anos de Bebeto. O show “Milonga OrientaO”, fez um circuito pelo SESC em abril deste ano e aportou no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, em maio, celebrando o lançamento do disco homônimo. Os Blackbagualnegovéio são Marcelo Corsetti (guitarras), Rodrigo Reinheimer (baixo) e Luke Faro (bateria). A cereja do bolo do show é a participação especial dos 3 Plantados, ou seja: Jimi Joe, King Jim e... Bebeto. Ingresso 30 reais. Infos 3226-0242.
■ SARAU DO CLUBE DA MPB – Meme Santo de Casa (Lopo Gonçalves, 176), às 20h30. Todas as quintas-feiras o Meme recebe amantes da música. Abertos para a participação de compositores, instrumentistas e cantores amadores ou profissionais, os encontros são conduzidos por Maíra Baumgarten e pelo músico Alexandre Rodrigues (violão), ao lado da banda do Clube. Gêneros como o samba de raiz, samba canção, bossa nova, choro e baladas servem como trilha sonora do espaço, aberto à participação do público. Ingresso 12 reais. Infos 3019-2595.
■ PEPPINO DI CAPRI – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Depois de muitos anos sem se apresentar na cidade o astro italiano com 75 anos de idade e 26 de carreira retorna com seu show tradicional, cantando principalmente os sucessos dos anos 60 e 70, quando liderou paradas ao redor do mundo. Peppino foi um dos primeiro a gravar rock na Itália e recriou clássicos napolitanos em versões modernas. Entre seus hits aparecem “I Te Vurria Vasa”, “Voce e Notte”, “Luna Caprese”, “Parlami d”Amore, Mariù”, “Roberta” e “Champagne”. Ingressos de 150 a 480 reais na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br (4003-1212).

►SEXTA, 24 de OUTUBRO
■ MARMOTA JAZZ – StudioClio (José do Patrocínio,698), às 21 horas. Estreia do projeto “Jazz Subterrâneo”, com a banda formada por Leonardo Bittencourt (piano), Pedro Moser (guitarra), André Mendonça (contrabaixo) e Bruno Braga (bateria), destaque expressivo na atual cena do jazz na cidade. Participação especial do bandolinista Caetano Maschio. No roteiro, standards do jazz e composições próprias que estarão no primeiro disco do grupo, com lançamento previsto para o fim do ano. Ingressos de 40 a 60 reais. Infos 3254-7200.

►SÁBADO, 25 de OUTUBRO
■ IRA! – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Com o sucesso da apresentação em agosto, a banda paulista volta a Porto Alegre com o show da turnê “Núcleo Base”, que marca o retorno do vocalista O vocalista Nasi e o fim de um recesso de sete anos e tem esgotado ingressos pelo país. O roteiro inclui clássicos dos 13 álbuns de estúdio do grupo, além de algumas músicas inéditas. Ingressos de 50 a 150 reais na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br (4003-1212).
■ CPM 22 – Opinião (José do Patrocínio, 834), a partir das 21 horas. Depois de um bom tempo sem se apresentar por aqui, a banda paulista liderada pelo vocalista Badauí reaparece com a turnê relativa ao CD “Acústico”. É um show totalmente desplugado, mas com a mesma energia de sempre e toda aquela coleção de hits. No roteiro, canções como “Regina Let’s Go”, “Irreversível”, “O Mundo Dá Voltas”, “Dias Atrás e “Um Minuto para o Fim do Mundo” aparecerão repaginadas. Ingressos de 50 a 70 reais nas Lojas Multisom e em www.opiniaoingressos.como.br. Infos 3211-1838.

►DOMINGO, 26 de OUTUBRO
■ PAULO FREIRE – Santander Cultural (Siqueira Campos, 1125), às 18 horas. O músico e escritor paulistano é um dos maiores violeiros e contadores de história do país. Já formado em violão erudito, e tendo como mestre Seu Manelim, ele aprendeu a tocar viola caipira em Urucuia, sertão de Minas Gerais, região que inspirou Guimarães Rosa a escrever “Grande Sertão: Veredas”. Além de temas caipiras tradicionais, Freire vai tocar seus sucessos, as músicas do novo disco, o maravilhoso “Alto Grande”, e contar causos. Ingresso 10 reais. Infos 3287-5500.

►SEGUNDA, 27 de OUTUBRO
■ BROTHERS ORCHESTRA – InSano Pub (Lima e Silva, 601), às 22 horas. Atração fixa das segundas-feiras no InSano, a big band criada pelo trompetista Anjinho vai comemorar quatro anos de atividade em setembro. Jazz, música grasileira e internacional em geral, para ouvir e dançar. Apresentação do jornalista Paulo Moreira, o DJ da “Sessão Jazz” diariamente na FM Cultura. Ingressos 15 reais antecipados com nome na lista, 15 reais +15 de consumação, ou 25 reais. Infos 3286-6940.

►TERÇA, 28 de OUTUBRO
■ BIANCA OBINO e PAOLA MATOS – Teatro Renascença (Erido Veríssimo, 307), a partir das 20 horas. A nova geração da MPB gaúcha faz esta edição do projeto Sons da Cidade. Bianca e Paola têm em comum a influência de diferentes vertentes da MPB e a boa repercussão de seus álbuns de estreia, ambos de 2013. No último Prêmio Açorianos, o CD “Artesã” garantiu a Bianca indicações aos troféus de Revelação e Instrumentista, e “Brasileirice” deu a Paola o prêmio de Revelação. Porto-alegrense, Bianca é cantora, compositora e violonista. Vem investindo na trajetória internacional, com estudos e atuações em países como Austrália, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e China. Seu próximo disco está em fase de pré-produção na Inglaterra. Pelotense radicada em Santa Maria, Paola participou de festivais da música regional antes de “entrar” na MPB. O projeto Sons da Cidade é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura. Entrada franca. Infos 3289-8066.
■ ALEXANDRE MOICA – Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, às 20 horas. Show solo do guitarrista da banda Acústicos & Valvulados. Moica (voz, violão, guitarra) apresenta seu trabalho autoral acompanhado de Gabriel Guedes (baixo), Alexandre ‘Papel’ Loureiro (percussão, vocais de apoio, bateria), Ale Cereja (bateria) e Gustavo ‘Prego’ Telles (vocais de apoio). Produção da Let’s Go! Music. Ingressos 15 reais. Infos 8470-6384.

►QUARTA, 29 de OUTUBRO
■ BIBIANA PETEK – Biblioteca do Sicredi (Assis Brasil, 3940), às 13 horas. O projeto Quarta Cultural apresenta show da cantora e compositora com músicas de seu primeiro disco,“Dengo”. Bibiana é uma das revelações da nova cena musical de Porto Alegre. Entrada franca.
■ APOCALYPSE – Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), às 20 horas. O projeto Som no Salão apresenta a banda progressiva que há mais de um ano não faz show em Porto Alegre. E vai aproveitar o espaço para a gravação ao vivo do novo DVD. O roteiro privilegia músicas do último álbum, “2012 Light Years from Home”, além de composições novas e sucessos mais antigos. O show marca também a estreia do novo integrante, Daniel Motta (baixo), que se soma a Eloy Fritsch (teclados), Ruy Fritsch (guitarra) Gustavo Demarchi (vocal, flauta) e Rainer Steiner (bateria). Formado em 1983 em Caxias do Sul, o Apocalypse têm 12 CDs três DVDs lançados no Brasil, Europa e EUA. Em março de 2012, a banda recebeu o Prêmio Açorianos de Música pela sua contribuição ao cenário musical gaúcho. No mesmo ano, fez o show de abertura da banda inglesa Yes no Araújo Vianna. Em 2014, produziu o primeiro videoclip gaúcho 360º e interativo, disponível em: www.apocalypseband.com. Um quilo de alimento vale o ingresso. Infos 3308-3058.

►QUINTA, 30 de OUTUBRO
■ SARAU DO CLUBE DA MPB – Meme Santo de Casa (Lopo Gonçalves, 176), às 20h30. Todas as quintas-feiras o Meme recebe amantes da música. Abertos para a participação de compositores, instrumentistas e cantores amadores ou profissionais, os encontros são conduzidos por Maíra Baumgarten e pelo músico Alexandre Rodrigues (violão), ao lado da banda do Clube. Gêneros como o samba de raiz, samba canção, bossa nova, choro e baladas servem como trilha sonora do espaço, aberto à participação do público. Ingresso 12 reais. Infos 3019-2595.
■ ORFEU – Theatro São Pedro (Praça da Matriz), às 21 horas. Estreia a encenação da ópera de Cláudio Monteverdi e Alessandro Striggio, de 1607, por professores e alunos dos departamentos de Arte Dramática, Artes Visuais e Música do Instituto de Artes da UFRGS, integrando as comemorações dos 80 anos da Universidade UFRGS. Produzida na Itália no final do período renascentista e no início do período barroco, “Orfeu” é a primeira peça teatral em que os personagens cantam todas as suas falas do começo ao final da apresentação, e também a primeira ópera de Monteverdi. A montagem deste clássico do barroco italiano tem como desafio trazer o Orfeu de 1607 para o público de hoje, respeitando os princípios da composição original, mas acrescentando novos elementos cênicos para atualizar a ópera. Direção geral de Alfredo Nicolaiewsky, regência do maestro Diego Schuck Biasibetti. Entrada franca, mediante doação de alimentos, a partir do dia 17. Infos 3227-5100. Em cartaz também nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro.
■ RICK WAKEMAN – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Chega novamente ao Brasil o lendário tecladista inglês, um dos maiores nomes do rock progressivo, ex-integrante da banda Yes. Com o Yes, Wakeman gravou álbuns como “Fragile” (1972) e “Close to the Edge” (1972). Em seus dois primeiros trabalhos solo, “The Six Wives of Henry VIII” (1973) e “Journey to the Centre of the Earth” (1974, que o trouxe pela primeira vez a Porto Alegre), deu início à exploração seu gosto pela mistura do rock com a música erudita, e transformou ambos em clássicos de sua discografia. Já lançou dezenas de discos, sendo o último “In The Nick of Time”, de 2012. Ingressos de 90 a 200 reais na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br (4003-1212).
Amanhã, show com a Orquestra Unisinos Anchieta e coral, ao lado dos quais interpretará na íntegra o álbum “Journey to the Center of the Earth”. Veja nota abaixo.

►SEXTA, 31 de OUTUBRO
■ TÁSSIA MINUZZO – Meme Santo de Casa (Lopo Gonçalves, 176), às 20h30. Último dia da nova temporada do show “Mar Azul”. No repertório da cantora predomina o embalo dos jazzistas George Gerswhin, Cole Porter e Nat King Cole, com a delicadeza brasileira da bossa nova. Músicas que se eternizaram na voz de Wanda Sá e Elis Regina, e outras assinadas por Baden Powell, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo. Com Michel Dorfman (piano), Jorge Dorfman (baixo) e Mano Gomes (bateria). Algumas das canções interpretações letra em francês, para combinar com as chansons de Michel Legrand. Ingressos 12$50 e 20 reais. Infos 3019-2595.
■ RICHARD CLAYDERMAN – Teatro do Bourbon Country (Shopping Bourbon Country), às 21 horas. O cantor francês tornou-se uma estrela internacional graças a um estilo único de tocar melodias românticas com seu piano de formação clássica e fortes influências da música pop. Desde os anos 1970, vendeu mais de 150 milhões de álbuns. Ele vem com a turnê “Romantique”, baseada no CD que comemora seus 60 anos de vida e que pode ser considerada como a sua turnê de repertório mais popular. Ingressos de 200 a 280 reais na bilheteria do teatro, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br (4003-1212).
■ RICK WAKEMAN e ORQUESTRA UNISINOS – Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21 horas. Segundo show do tecladista inglês, este com a Orquestra Unisinos Anchieta e coral, ao lado dos quais interpretará na íntegra o álbum “Journey to the Center of the Earth”, de 1974, que seguiu a trilha de sucesso da mistura de rock com música erudita – e que o trouxe pela primeira vez a Porto Alegre, tocando no Gigantinho com a Ospa regida por Isaac Karabtchewsky. Ingressos de 110 a 220 reais na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, pela Telentrega Ingresso Show 8401-0555 e em www.ingressorapido.com.br (4003-1212).
■ ORFEU – Theatro São Pedro (Praça da Matriz), às 21 horas. Segue a encenação da ópera de Cláudio Monteverdi e Alessandro Striggio, de 1607, por professores e alunos dos departamentos de Arte Dramática, Artes Visuais e Música do Instituto de Artes da UFRGS, integrando as comemorações dos 80 anos da Universidade UFRGS. Produzida na Itália no final do período renascentista e no início do período barroco, “Orfeu” é a primeira peça teatral em que os personagens cantam todas as suas falas do começo ao final da apresentação, e também a primeira ópera de Monteverdi. A montagem deste clássico do barroco italiano tem como desafio trazer o Orfeu de 1607 para o público de hoje, respeitando os princípios da composição original, mas acrescentando novos elementos cênicos para atualizar a ópera. Direção geral de Alfredo Nicolaiewsky, regência do maestro Diego Schuck Biasibetti. Entrada franca, mediante doação de alimentos, a partir do dia 17. Infos 3227-5100.

Nenhum comentário: