sábado, 6 de novembro de 2010

A cor da cultura, para além da novela das oito

Ainda que os programas da Rede Globo tenham por tradição caricaturizar ou descaracterizar a questão étnico racial no Brasil, vez por outra, em alguma fresta, pintam coisas que valem a pena se conhecer por ali. Uma pena que estas preciosidades, ao contrário das novelas, estão sempre em horários inacessíveis para a maioria da população e, consequentemente pouco atraente para os jovens.

O Ação é um dessas raridades interessantes. Serginho Groisman tem o talento e a autoridade para apresentar os assuntos em questão, sempre em torno de iniciativas do terceiro setor para a área social. No caso de A cor da cultura, série que estreou hoje nesse programa, em quatro edições, a abordagem é sobre a influência afro-descendente na cultura brasileira e o que está sendo feito nos estados onde se concentram a maioria das populações dessa etnia.

Por ordem, abriu com a Bahia, seguindo por Maranhão, Minas Gerais e, finalmente, uma edição especial sobre as mulheres negras. Em boa hora um espaço para esse tema. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: