O acidente ocorrido com os passageiros do bonde de Santa Tereza, na Lapa (RJ), é mais um motivo para que os governos federal e regional invistam mais na qualidade do transporte turístico. A morte de cinco pessoas e o ferimento de outras dezenas é uma tragédia, mas não pode ser motivo para desviar o foco da questão, que é a necessidade de assegurar cada vez melhores condições nesse tipo de transporte urbano. Por esse episódio lamentável, volto nessa tecla, como em postagem anterior. Especialmente considerando que houve claras falhas de manutenção nesse caso.
Além de interessante economicamente para o País e seus municípios, por que o turismo gera renda, veículos como o bonde permitem que se aprecie o lugar onde se vive a partir de novos olhares, em toda a sua diversidade. Uma localidade aparentemente sem maiores atrativos para se visitar (o que não é o caso do RJ, onde esses só se somam), pode ser explorada inteligentemente por meio do acesso diferencial a sua geografia e história. Além disso, há uma demanda concreta também em termos da própria mobilidade urbana, como já me referi anteriormente. Não só no RJ, mas nos centros das grandes capitais brasileiras – como Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre e São Paulo (para ficar em apenas uma de cada Região) há hoje uma situação de trânsito perturbado, em alguns casos, caótico.
A suspensão do funcionamento do Bonde de Santa Tereza, cogitada pelo governador Sérgio Cabral, deve considerar justamente a melhoria estrutural naquele meio de transporte, especialmente sem e tratando de um estado que vai receber um evento do porte da Copa 2014. A tragédia ocorrida com o bondinho, não pode, em hipótese alguma, comprometer a belíssima e exemplar opção que esse meio de transporte dispõe para a população local, nacional e internacional que visita diariamente o Rio e seus encantos.
Um comentário:
Gostei da nota dada pelo Governador !!!O governador afirmou que não faltaram investimentos no sistema. "Foram R$ 14 milhões em investimentos para a recuperação de bondes e trilhos, isso foi feito. Mas me parece que houve problema de gerência", afirmou.
Ele lamentou o acidente: "Nossa manifestação de consternação e solidariedade aos familiares e vítimas dessa situação. O Estado se coloca à disposição e não vai fugir das duas responsabilidades", disse.
Postar um comentário