quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Julgamento do líder farroupilha Davi Canabarro

Chegou a minha caixa de e-mail esse convite, que vai ser, no mínimo, uma BOA aula de História. Por conveniência, agrego a ele o cartum ao lado, do notável e perturbador chargista gaúcho Santiago.

Convidamos  para para participar do julgamento do  líder farroupilha Davi Canabarro, responsável pelo acordo com o Duque de Caxias, cujo resultado foi o Massacre de Porongos. Segundo a história oficial, teria sido a última batalha da guerra dos farrapos, mas a verdade é que os negros, armados para o combate pelos líderes farroupilhas, quase todos fazendeiros, com a promessa da liberdade após a paz, foram traídos. Concentrados num lugar chamado Porongos, foram quase todos desarmados por Canabarro, apenas alguns portavam lanças. O resultado é fácil de prever.

Corpo de Jurados:
 Rodi Pedro Borghetti é advogado e
 tradicionalista. Foi eleito por seis vezes patrão do 35 CTG, duas vezes presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), criador e primeiro presidente da Fundação Cultural Gaúcha, diretor do IGTF por duas gestões e um dos fundadores do grupo Cavaleiros da Paz.
Maria Eunice da Silva, presidente da Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora. Advogada, formada pela UFRGS. É  de Porto Alegre.
Luiz Fernando Soares Centeno , inspetor de Polícia. Patrão do Piquete Lanceiros Negros.
José Antonio dos Santos da Silva , secretário Geral da UNEGRO/RS; presidente do CODENE – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do RS – 2006/2008; membro da Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde do Estado do RS; membro da Coordenação da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares no RS, desde 2007; coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnico Racial do RS; e membro da Coordenação Política do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil – CONNEB, pelo RS.
Luiz Mendes, sociólogo, especialista em Gestão da Educação. Diretor de Comunicação do Sindjus – Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. Da Coordenação do Fórum Estadual de Diversidade Étnico Racial.
Sofia Cavedon , presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Ana Honorato, coordenadora Geral do MNU – Movimento Negro Unificado. Participante da Rede Nacional de Controle Social de Saúde e da Rede Nacional Afro-brasileira de Saúde.
Valdemar de Moura Lima, presidente do Movimento Quilombista Contemporâneo. Participante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial e membro da Frente Parlamentar Quilombola. Criador da Rua do Perdão.
Sandra Maciel, socióloga, coordenadora de Políticas de Igualdade Racial do RS.

Advogados de acusação:
Bolívar Gomes de Almeida, livreiro e professor de História.

Ademir Sebastião Medeiros Rodrigues, patrão do Piquete Estrela Gaudéria e Patrão do CTG Inhanduí.

 Advogados de defesa:
Cláudio Knierim – Historiador
Edson Mello - Advogado
Juíza Mara Loguércio , advogada, juíza do Trabalho aposentada.

 O julgamento será dia 16 de setembro, às 19h, no Galpão Estrela Gaudéria, localização 74, no Acampamento Farroupilha.



Nenhum comentário: