quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ágora Global de Canoas é nova ferramenta de participação



Nova ferramenta de participação popular foi lançada na noite de quarta-feira (4)



Compartilhamento, protagonismo popular e inteligência coletiva. Estes foram alguns dos conceitos destacados pelo prefeito Jairo Jorge ao lançar a Ágora Global de Canoas, mais nova ferramenta tecnológica de gestão para o exercício da cidadania, apresentada na noite desta quarta-feira (4), na Praça Ágora, do UnilaSalle. "Essa é uma ferramenta colaborativa para a construção de uma inteligência coletiva em nossa cidade, que é apresentada hoje, quando Canoas é a Capital Mundial da Democracia Participativa", comemorou o prefeito Jairo Jorge.

A introdução da apresentação foi realizada pelo chefe de gabinete adjunto, Guilherme Ortiz. Também comentaram essa inovação o técnico Daniel Bittencourt, da empresa Lung, responsável pelo projeto dessa iniciativa, e Rodrigo Bandeira, fundador da plataforma digital "Cidade Democrática", que participa em Canoas da 14ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP).

Participaram da solenidade de lançamento do Ágora em Rede gestores públicos, acadêmicos e estudantes de vários níveis. Após o ato, o grupo Arthur de Faria e Conjunto animou a noite com interpretações contemporâneas da cultura regional.

Mais recursos

O Ágora Global de Canoas vai ser disponibilizado aos canoenses até o final deste mês. Durante a apresentação dessa ferramenta, o prefeito também destacou a dinamicidade desse canal para os cidadãos apresentarem demandas e os jovens interagirem em uma linguagem mais ajustada aos seus anseios. "Hoje, o local e o global se relacionam, sendo possível que os indivíduos se conectem e compartilhem experiências por um outro mundo possível. Este é um espaço em que qualquer cidadão pode tomar a cidade como sua e participar do processo de decisões públicas", explica.

Entenda melhor

O Ágora Global de Canoas é a 13ª ferramenta a integrar o Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas. Na terça-feira (3), o prefeito já havia lançado o Bairro Melhor, outro mecanismo de participação que se soma a esse conjunto de ferramentas de gestão pública.

Mais do que um espaço de interações, a Ágora Global de Canoas amplia o acesso à participação popular online, que já havia sido inaugurada pela gestão municipal em 2011, por meio do Ágora Virtual.
A Ágora em Rede é uma ferramenta virtual que permite o diálogo online entre a população e os gestores. Esse Ágora também permite que sejam abertos fóruns para discussões, espaços para bate-papos, acessos em vídeo, entre outras possibilidades multimidiáticas para a interação a respeito dos temas que envolvem a cidade. A Ágora Global faz parte dessa ferramenta e possibilita aos cidadãos canoenses a comunicação com participantes de todo o mundo, que estabelecem conexões a partir de temas de interesse comum.

14ª OIDP

O lançamento da Ágora em Rede ocorreu entre as plenárias e debates da 14ª Conferência do Observatório Internacional de Orçamento Participativo, que concentra em Canoas autoridades de vários países.
Na manhã desta quarta-feira (4), foi realizada nesse evento a plenária "Balanço dos 25 Anos do Orçamento Participativo e Perspectivas da Democracia Participativa", que reuniu autoridades de diversos países em torno da avaliação e perspectivas sobre esse modelo de democracia participativa e suas variações regionais. Durante a tarde esse evento também envolveu várias arenas de diálogo e mesas de exposição de experiências em gestão participativa.

As atividades da 14ª OIDP prosseguem na manhã dessa quinta-feira, com a conferência final do evento. Toda a programação tem tido cobertura, ao vivo, da Rádio Canoas Online. Confira a programação completa aqui.
  
Crédito da notícia: jornalista Ronaldo M. Botelho - MTE 9485

Momentos 14ª OIDP - Fotos: Tony Capellão, Paula Vinhas e Alisson Moura - Secom / Prefeitura de Canoas










Nenhum comentário: